Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa

A Aberje é uma das signatárias do Compromisso de Veneza (Venice Pledge, em inglês), iniciativa liderada pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação global das principais associações de comunicação, que estabelece um compromisso internacional entre entidades de comunicação para a adoção de princípios responsáveis no uso da inteligência artificial (IA) na Comunicação. O documento é fruto de um workshop realizado durante a Assembleia Geral da Global Alliance, que aconteceu em maio, em Veneza. Ele reafirma o uso da IA de maneira ética, transparente e centrada no ser humano, ao mesmo tempo em que promove equidade, precisão e proteção de dados.
Ao assinar o Compromisso de Veneza, a Aberje adere oficialmente aos sete princípios norteadores da IA responsável (conheça aqui os sete princípios na íntegra):
- Ética em primeiro lugar;
- Governança liderada por humanos;
- Responsabilidade pessoal e organizacional;
- Consciência, abertura e transparência;
- Educação e desenvolvimento profissional;
- Atuação como voz global ativa;
- IA centrada no ser humano para o bem comum.
“Minha contribuição foi no sentido de levar as preocupações dos comunicadores brasileiros e da rede de associadas da Aberje, considerando a discussão sobre nacionalidade da IA, a valorização das culturas locais e a importância de que os sistemas respeitem os marcos legais, os contextos políticos e as práticas profissionais de cada país”, afirmou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que representou a entidade no encontro. “É fundamental que a adoção da inteligência artificial, especialmente em contextos organizacionais, leve em conta a diversidade cultural e o papel estratégico da comunicação em sociedades democráticas.”
A definição de IA responsável adotada pela Global Alliance considera o uso ético, transparente e orientado ao ser humano da tecnologia, com o compromisso de mitigar riscos como vieses, desinformação e violações de privacidade. Os princípios funcionam como diretriz comum para as entidades associadas, integrando-se a outros marcos éticos da profissão e respeitando legislações locais e internacionais.
Um guia do Compromisso de Veneza está disponível para download para consulta rápida sobre o tema. Ele inclui o histórico dos princípios norteadores da IA responsável da Global Alliance, bem como uma descrição desses princípios, além da lista de organizações apoiadoras e um link para adesão ao pacto.

Além da Aberje, participaram da assinatura organizações similares que representam 21 países e regiões: Apriori World (Croácia), Rede de Relações Públicas da ASEAN – APRN (Sudeste Asiático), Associação de Comunicação Estratégica e Assuntos Públicos – ASCOPA (República Tcheca), Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial – APCE (Portugal), Centro de Excelência em Comunicação Estratégica – CSCE (Austrália), Instituto Credenciado de Relações Públicas – CIPR (Reino Unido), Associação Alemã de Relações Públicas – DRPG (Alemanha), Associação de Relações Públicas da Estônia – EPRA (Estônia), Federação Italiana de Relações Públicas – FERPI (Itália), Conselho Global de Certificação em Comunicação – GCCC (Estados Unidos), Associação Internacional de Comunicadores Empresariais – IABC (Estados Unidos), Instituto de Relações Públicas da Malásia – IPRM (Malásia), Instituto Nigeriano de Relações Públicas – NIPR (Nigéria), Instituto de Relações Públicas da Irlanda – PRII (Irlanda), Instituto de Relações Públicas da Nova Zelândia – PRINZ (Nova Zelândia), Associação Finlandesa de Profissionais de Comunicação – ProComm (Finlândia), Sociedade de Relações Públicas das Filipinas – PRSP (Filipinas), Reputation Lighthouse (Estados Unidos), Fundação PRomise (Índia), Universidade de Artes Liberais de Bangladesh – ULAB (Bangladesh), Universidade San Martín de Porres – USMP (Peru) e We Are Com (França).
Global Alliance for PR and Communication Management
A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação das principais associações, organizações e instituições de relações públicas e gestão da comunicação do mundo, representando profissionais, acadêmicos e estudantes em mais de 120 países ao redor do mundo. O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é o atual líder do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance for Public Relations and Communication Management e faz parte do board da Global Alliance.
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins O desafio da comunicação está na escutaPaulo Nassar Quando o planejamento falha, a comunicação decideCarlos Parente A comunicação, o gato de Schrödinger e os paradoxos do dia a dia
Destaques
- Enquete aponta desafios e oportunidades da Taxonomia Sustentável Brasileira para a comunicação corporativa
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
- Aberje define “O Valor da Reputação” como Tema do Ano para 2026
Notícias do Mercado
- InPress é a nova agência da TIC Trens
- JeffreyGroup é a nova agência de comunicação da Novonesis no Brasil
- Marqueterie assume Relações Públicas da Flora

































