PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de março de 2021

Gestão de dados, análise de Big Data e Design Digital estão entre as habilidades que profissionais de comunicação precisam ter para alcançar sucesso

Estudo da Aberje revela que futuro da comunicação estará vinculado à expertise tecnológica do capital humano; a pesquisa na íntegra é enviada aos associados de forma exclusiva
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Estudo da Aberje revela que futuro da comunicação estará vinculado à expertise tecnológica do capital humano; a pesquisa na íntegra é enviada aos associados de forma exclusiva

O capital humano será tão importante ou até mais do que a tecnologia nos próximos três anos no que diz respeito à Comunicação Corporativa para 94% das 209 empresas brasileiras que participaram da pesquisa “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil”, conduzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. Somente 6% acreditam que a parte tecnológica irá se sobrepor ao desempenho dos colaboradores. 

Em relação às habilidades tecnológicas, 77% das empresas consultadas apontam que os profissionais da Comunicação das grandes corporações precisam ter conhecimentos em gestão de dados. Já a análise de Big Data se destaca em segundo lugar dessa lista, com 56%. Ainda são apontados o design digital (50%), produção de vídeo (45%), otimização de mecanismos de busca – SEO (41%) e tecnologias preditivas de Inteligência Artificial (30%).

Outras habilidades relevantes para os profissionais de comunicação, identificadas na pesquisa são: planejamento estratégico (64%), gestão de riscos e crises (47%), construção e produção digital (40%), engajamento com stakeholders (35%) e branding e gestão de marca (32%).

“Estamos em plena revolução digital, na qual tecnologias aliam-se aos profissionais. Entretanto, ao contrário do que muitos especulam, as tecnologias serão coadjuvantes, necessitando de profissionais humanizados, habilitados e digitalizados”, explica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Além disso, em decorrência da crise da Covid-19, incontáveis mudanças ocorreram na área de comunicação. Para as empresas que participaram da pesquisa, essas modificações vão continuar em progresso nos próximos anos. Entre os pontos destacados, está a comunicação digital,  através da adaptação dos programas e ações, do desenvolvimento de novos canais e da implementação de novas tecnologias, com 41%.

A agilidade na realização dos programas e ações em razão da utilização de novos recursos ficou com 22%. E a importância da área que vem ganhando mais relevância e valorização, resultantes do protagonismo e visibilidade durante o período de pandemia, vem com 20%.

Tendências de estratégias

Temas relacionados a ESG (Environmental, Social e Governance) devem ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas nos próximos três anos. A maioria (58%) das organizações participantes já se comunica sobre questões sociais. Das que ainda não se comunicam, para 12% é muito provável e para 20% é provável que venham a fazer ainda esse ano. Já, para 10% delas, é pequena essa probabilidade. 

Entre as que já estão se comunicando e as que provavelmente irão se comunicar nesse ano, os principais temas a serem abordados são: defesa do meio ambiente (21%); incentivo à educação (19%), igualdade de gêneros (15%) e combate à desigualdade social (11%). além de diversidade e inclusão (14%).

Em termos de estratégias de comunicação mais valiosas no futuro, as organizações participantes encontram-se praticamente divididas entre a Mídia Compartilhada mídia social e influenciadores online (46%) e a Mídia Própria – conteúdo original distribuído pelos canais da organização (39%). 

As mídias sociais são os canais mais utilizados pelas áreas de Comunicação corporativa no Brasil para se comunicarem com seu público de interesse (85%), seguida do portal corporativo (66%). 

Quanto às plataformas de comunicação, elegeram como as mais importantes para melhorar a eficácia das estratégias de comunicação o LinkedIn (44%), o Instagram (43%), o WhatsApp (39%) e o YouTube (34%). 

Ainda sobre as questões estratégicas mais importantes para a gestão da Comunicação Organizacional dos participantes são: estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio (59%); interagir com as novas audiências e protagonistas (46%); lidar com a evolução digital e redes sociais (45%); fortalecer o papel estratégico da função de comunicação (44%) e combinar a necessidade de atingir mais públicos e canais com recursos limitados (34%). 

Desafios para a Comunicação

O que fica claro com a pesquisa é que inúmeros serão os desafios para a Comunicação ao longo deste ano. Os mais destacados pelos participantes são o aumento da interação e do impacto via comunicação digital (71%), as questões relacionadas à diversidade (43%), a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (36%), a crise provocada pela pandemia da Covid-19 (33%), as mudanças das configurações organizacionais internas (32%) e o maior controle e pressão das partes interessadas – stakeholders (30%). 

Home Office

A pesquisa mostra ainda que o sistema home office foi adotado para todos os profissionais de Comunicação durante o período de pandemia.  Para 41% dos participantes, a tecnologia é um fator dificultante de comunicação decorrente, principalmente, da conexão e da instabilidade de internet e telefonia móvel.

O aumento expressivo de trabalho durante o home office é percebido por 36% dos entrevistados, apontando a disponibilização imediata e pelo excesso de reuniões como fatores principais.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.