Fórum Aberje Valor Econômico discute, no dia 30, o futuro da comunicação corporativa pós-pandemia
Segunda sessão da série organizada em parceria do Valor Econômico e Aberje acontece no próximo dia 30 e coloca em pauta a reinvenção da comunicação empresarial
Os holofotes do mundo corporativo se voltaram à comunicação. Sob um novo cenário, foi preciso orientar os colaboradores no trabalho remoto, dialogar com consumidores e fornecedores, posicionar a empresa publicamente para questões de responsabilidade social e atuação cidadã, liderar movimentos de transformação digital. Ou seja, as empresas tiveram que se reinventar, com a comunicação à frente desse processo. Na segunda sessão do Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa, a ser realizada no dia 30 de setembro, das 10h às 12h, os aprendizados, as mudanças e os desafios ainda existentes serão o foco do debate.
Para discutir o tema “Comunicação Corporativa e a pandemia: o que funcionou, o que mudou e o que precisa mudar”, foram convidados os seguintes profissionais de comunicação: Tonico Pereira, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR; Leandro Modé, superintendente de comunicação corporativa e relações governamentais do Itaú Unibanco; Juliana Lopes, diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi; Adriano Candido Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp e Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, que vai mediar o debate.
O Fórum é resultado da longa parceria da Aberje com o Valor Econômico na produção das edições do Valor Setorial Comunicação Corporativa, publicação anual dedicada ao setor. Ao todo, são quatro sessões transmitidas ao vivo e cada uma delas trará diferentes especialistas, CEOs, diretores e vice-presidentes de Comunicação de renomadas empresas do Brasil.
Comunicação da Empresa com a sociedade
A primeira sessão do Fórum, realizada no último dia 17, contou com a participação de profissionais de setores variados para discutir o tema Comunicação da empresa com a sociedade. Na ocasião, cada um deles contou como foi vivenciar, ao longo dos últimos seis meses, as experiências causadas pelo impacto da crise no setor de comunicação das empresas onde atuam.
Ao abrir o fórum, o curador do evento, Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP frisou que a comunicação foi e continua sendo fundamental neste momento. “Somos uma espécie de refugiados da Covid-19. É como se tivéssemos perdido nosso território de um dia para outro e nos encontramos no território digital, até então em desenvolvimento, mas que se mostrou essencial para conectar as empresas dos diferentes setores da economia”, refletiu.
Na ocasião, a editora de revistas do Valor Econômico, Tânia Nogueira, frisou que não é de hoje que as empresas passaram a incorporar as demandas da sociedade na construção de sua imagem. “As marcas são cada vez mais pressionadas globalmente por uma comunicação transparente e autêntica em relação às causas sociais e ambientais. A reputação passa cada vez mais pelo crivo da opinião pública”.
As próximas lives estão marcadas para os dias 8 e 22 de outubro, e serão transmitidas ao vivo pelos perfis da Aberje no YouTube, Linkedin e Facebook, e retransmitidas pelas redes do Valor. A sessão de abertura, realizada dia 17 de setembro, já está disponível nesses canais.
Assista a primeira sessão na íntegra aqui
Inscrições: https://www.aberje.com.br/eventos/forum-aberje-valor-economico-de-comunicacao-corporativa-2/
Serviço:
Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa
30 de setembro, das 10h às 12h: Comunicação Corporativa e a pandemia: o que funcionou, o que mudou e o que precisa mudar
8 de outubro, das 10h às 12h: Comunicação Empresarial e Cultura Digital: adaptação, emoção e ciência
22 de outubro, das 10h às 12h: Comunicação da Solidariedade
Destaques
- Pâmela Vaiano é promovida a diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?