Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa

Comunicação Corporativa e a pandemia: o que funcionou, o que mudou e o que precisa mudar
< Voltar
Forum_Comunic_Evento2_Thumb_v1

Evento Online

  • 30/09/2020
  • 10:00 - 12:00
  • Gratuito
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

A Aberje e o Valor Econômico apresentam uma série de eventos digitais para discutir a reinvenção da Comunicação Corporativa no mundo transformado pela pandemia.
A comunicação tem se mostrado essencial às empresas durante este período, seja na elaboração de novas estratégias, na relação com a sociedade, no processo de adaptação digital ou no exercício do papel social das organizações. A partir destes aspectos, o Fórum traz diversas vozes do cenário corporativo e social para debater como as mudanças impostas pela pandemia se incorporarão nas relações das empresas e nas estratégias dos negócios.

O evento será transmitido pelos perfis da Aberje no Youtube, Linkedin e Facebook.

Programação

10:00

Abertura

10:30

Entrevista com painelistas

  • Fernão Silveira (Mediador)

    Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina

  • Tonico Pereira

    Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR

  • Leandro Modé

    Superintendente de comunicação corporativa e relações governamentais do Itaú Unibanco

  • Juliana Lopes

    Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI

  • Fabio Toreta

    Superintendente de Comunicação da Sabesp

12:00

Encerramento

Palestrantes

  • Fernão Silveira (mediador)

    Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina

    Fernão Silveira assumiu em 3 de setembro de 2018 a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, reportando-se ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área de Comunicação, ele respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a América do Sul. Antes de atuar no setor automotivo, Fernão Silveira foi gestor de Comunicação Corporativa nas consultorias CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow Química, empresa na qual desenvolveu e gerenciou projetos regionais e globais, ficando por quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan (EUA). Ele atuou como gerente global de comunicação da operação Dow Olympic & Sports Solutions, sendo responsável pelas estratégias globais de comunicação da empresa durante três edições dos Jogos Olímpicos. Ele também dirigiu na companhia a comunicação global da plataforma de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento e Educação STEM (educação voltada às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O jornalista iniciou sua carreira na redação do Diário do Grande ABC, atuando nas versões impressa e online do jornal. Também foi editor do portal Terra. É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas. Nasceu em 6 de março de 1979 em São Paulo. Atualmente, mora em Belo Horizonte, Minas Gerais.

  • Fabio Toreta

    Superintendente de Comunicação da Sabesp

    Fabio Toreta trabalha há 20 anos na área de comunicação. É o atual Superintendente de Comunicação da Sabesp, onde é responsável pelas áreas de relacionamento com a imprensa, publicidade, relações públicas, estratégia digital e engajamento em torno de questões socioambientais. É sua segunda passagem pela Sabesp e, antes de assumir esse cargo, foi Diretor de Mercado Nacional do Grupo de Comunicação O Povo. Formado em Economia pela FAAP e especializado em Gestão Estratégica de Marketing pela Stanford Graduate School of Business.

  • Juliana Lopes

    Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI

    Natural do Rio de Janeiro (RJ), Juliana de Lavor Lopes atualmente responde pela Diretoria de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI. Também é a executiva da Fundação André e Lucia Maggi, instituição responsável pelo Investimento Social Privado da companhia. Juliana ingressou na AMAGGI em janeiro de 2006, no cargo de Coordenadora de Desenvolvimento Social. Em 2009, foi promovida para o cargo de Gerência. Em 2013, assumiu a recém-criada Diretoria de Sustentabilidade da AMAGGI, uma prova do compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e também da confiança no trabalho realizado por Juliana. Em 2016 passou a responder também pela área de Comunicação Corporativa da AMAGGI. No final de 2017, assumiu também a recém-criada Diretoria de Compliance. Juliana Lopes possui formação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ, extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e extensão em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade, pela Society for Organizational Learning, fundada por Peter Senge. Sua equipe foi responsável por algumas das mais importantes conquistas da companhia, como a certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS), organização da qual hoje é Vice-presidente, e o reconhecimento do Forest Footprint Disclosure (FFD). Juliana também representou a AMAGGI em todo o processo de elaboração dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura no Pacto Global da ONU e atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.

  • Leandro Modé

    Superintendente de comunicação corporativa e relações governamentais do Itaú Unibanco

    Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, tem MBA em Finanças pela FIA/FEA, da Universidade de São Paulo (USP), e curso livre de especialização em Jornalismo Econômico pela Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Atuou na grande imprensa por 20 anos, com passagens por veículos como O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Rádio Estadão ESPN, agência Bloomberg, portal UOL e revista Forbes. Foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo pela cobertura do caso Banco Panamericano. Desde 2013, atua em Comunicação Corporativa e, a partir de 2019, em Relações Governamentais. Está no Itaú Unibanco desde janeiro de 2018.

  • Tonico Pereira

    Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR

    Executivo sênior com experiência diversificada, atuou em cargos de liderança em empresas de tecnologia, telecomunicações e publicidade. Fez parte da equipe fundadora da Zip.net. e atuou como CMO da operação até a sua aquisição pela Portugal Telecom e, depois disso, como CEO, desenvolvendo a estratégia de comunicação e conteúdos da empresa., bem como participando ativamente do processo de fusão com UOL. Em 2002, juntou-se à Telesp Celular para fundar e liderar sua Área de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil, que se tornou o Instituto Vivo. Atuou na DPZ de 2006 a 2019, Por ter sido Operador de valores e commodities atuou junto à B3 pela DOZ antes e depois da fusão e IPO. Anteriormente, foi gerente comercial na Usinas Itamarati por 3 anos ajudando a desenvolver novos mercados de açúcar bem como iniciar as vendas de álcool diretamente para as distribuidoras de combustível, vindo a representar o Sindicato das Usinas do MT junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo). Foi Membro do Conselho Consultivo da Conservattio -Brasil de 2016 a 2019. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo – USP.