Fake Alert: newsletter da Aliança Aberje de Combate às Fake News

Nesta quarta-feira, 6, a Aliança Aberje de Combate às Fake News disparou mais uma edição de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. A newsletter, feita pelo curador da Aliança, o jornalista e professor Luiz Chinan, apresenta informações sobre fake news ligadas à dengue, assunto que retornou à pauta no país. Além disso, em seu radar, mostra que boa parte das mensagens duvidosas recebidas por usuários do Whatsapp citam marcas. Em “pesquisa” são apresentados exemplos e dicas para identificar deepfakes de áudios em IA.
Para conferir isso e muito mais sobre o combate às fake news, acesse a newsletter de fevereiro. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
Sobre a Aliança
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































