PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de novembro de 2018

Estudantes de Relações Públicas da UFRGS vencem desafio sobre agronegócio no Prêmio Universitário Aberje

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Por Marina Caiado e Matheus Oliveira (Jornalismo Junior)

Grupos vencedores do PUA 2018, apresentado pela Bayer (Foto: João Cardio)

Quatro estudantes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renata Rodeghiero, Guilherme Rolin, Mariana Fraga e Bruno Petinelli foram os grandes vencedores da 10ª edição do PUA – Prêmio Universitário Aberje, que aconteceu em São Paulo nos dias 8 e 9 de novembro. Nesta edição, contou com o patrocínio da Bayer e teve como desafio criar uma estratégia de comunicação que contribuísse para a melhoria da imagem do agronegócio brasileiro.

O PUA é promovido com o objetivo de lançar aos jovens universitários desafios reais de mercado, que os instigam a desenvolver habilidades profissionais importantes, tais como dinamismo, expressão e organização. Para as empresas que apresentam o desafio, é uma oportunidade de entrar em contato com as mentes e o universo dos jovens, cujos olhares não estão “viciados” com o ambiente corporativo. “Conversar com os jovens é fundamental, é muito importante para as empresas. Elas são organizações que envelhecem. As culturas organizacionais podem se tornar duras, rígidas, e o que é preciso fazer nesse momento? Precisamos conversar com gente que está entrando no mercado para arejar essa cultura”, afirmou Hamilton dos Santos , diretor-geral da Aberje.

No dia 8, mais de 100 estudantes de todo o Brasil se reuniram em São Paulo para ouvir o desafio lançado pelo diretor de Comunicação Corporativa da Bayer, Paulo Pereira. A partir da recente aquisição da Monsanto pela empresa alemã, o desafio da Bayer está em como trabalhar a imagem dos agroquímicos, tendo a empresa um compromisso com o meio ambiente. “Como as pessoas podem ter uma percepção um pouco mais positiva? Porque o problema que percebemos hoje é que, às vezes, a pessoa tem uma imagem tão fechada, que não consegue escutar o que o outro quer falar”, afirma Paulo. Ao final de sua fala, uma surpresa: o grupo vencedor, anunciado no dia seguinte, viajaria para a Alemanha.

Ao estilo de hackaton, com apenas um ponto de Wi-Fi e algumas horas, os estudantes encararam então o desafio. Utilizando método de design thinking, sob orientação da Inovaria, eles desenvolveram um case de comunicação e apresentaram suas propostas ao final do dia. Seis grupos finalistas foram escolhidos dentre os mais de 30 inscritos.

No segundo dia do PUA, os grupos apresentaram para uma banca de jurados no escritório da Bayer. Foi assim que os estudantes de Relações Públicas da UFRGS conquistaram o prêmio, com o projeto intitulado “Novos Olhares: Ressignificando o agronegócio do campo a cidade”. Entre as suas ideias, estava a criação da “Casa Bayer”, uma casa móvel que pode viajar pelos centros urbanos do país e convidar pessoas não familiarizadas com o tema do agronegócio a conhecer a importância da aplicação dos aditivos agrícolas no dia a dia. O grupo lembrou que cada vez mais a humanidade necessitará de uma produção de alimentos em maior escala e que, portanto, os aditivos devem ser vistos como um aliado na alimentação das pessoas, não seu oposto. A ideia da construção da casa, então, é fazer com que os indivíduos visualizem, segundo o grupo, todos os espaços cotidianos em que o agronegócio está presente: desde o algodão da roupa que o sujeito está vestindo até o alimento que ele consome. A equipe também propôs a criação do “Bayer Glasses”, óculos de realidade virtual construído com materiais acessíveis que possibilita ao usuário uma imersão dentro do mundo do agronegócio e o insere nos valores da própria marca.

Além do troféu, o grupo levou para casa o prêmio de 10 mil reais e uma viagem para Alemanha, para visitar a sede da Bayer. Em segundo lugar ficou o grupo de alunas da Facha e PUC-Rio: Gabrielle Siqueira, Clara Ribas Cadena e Carolina Ernst, que faturaram 5 mil reais. Em terceiro lugar, os estudantes da FAPCOM, Felipe Rebelo Marques, Williane Magalhães de Oliveira, Jéssica Teodoro da Silva e Stephany Felipe Machado ganharam 3 mil reais.

Grupo vencedor do PUA 2018, apresentado pela Bayer (Foto: João Cardio)
  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.