Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025

O debate “O futuro da Comunicação Corporativa”, organizado pela Mega Brasil na sede da Aberje, em São Paulo, reuniu especialistas do setor na última segunda-feira (17) para debater o papel da comunicação nas organizações e os desafios para o futuro. Participaram do debate Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Jorge Duarte, presidente da ABCPública e analista de Comunicação da Embrapa; e Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN Comunicação. A mediação foi feita por Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil Comunicação. O evento destacou a necessidade de fortalecer o setor da comunicação no Brasil, tanto no setor público quanto no privado, para enfrentar os desafios impostos pelo avanço tecnológico e pelas mudanças no mercado.

Na abertura, Ribeiro ressaltou a importância das três entidades representadas no painel – Aberje, Abracom e ABCPública – como pilares da comunicação no Brasil. O mediador também agradeceu a presença do público e a participação dos convidados.
Jorge Duarte, da ABCPública, enfatizou a relevância da comunicação pública para o desenvolvimento do país. Segundo ele, embora o futuro seja imprevisível, é possível agir no presente por meio do estudo de tendências. Ele apresentou dados de uma pesquisa conduzida pela ABCPública, que analisou a percepção da sociedade sobre a comunicação no setor público.
Paulo Nassar reforçou a necessidade de ampliar o diálogo dentro do setor, destacando a responsabilidade de consolidar a comunicação nas organizações brasileiras. Ele relembrou a primeira reunião da Aberje, realizada há 57 anos, em que se discutia a gramatura do papel usado nos jornais corporativos, contrastando com a complexidade dos desafios atuais, marcados por transformações geopolíticas e tecnológicas. Segundo Nassar, é fundamental debater fatores estruturais, mercadológicos e educacionais para fortalecer a área.
Fábio Santos chamou a atenção para a semelhança entre os desafios enfrentados pela comunicação nos setores público e privado. Ele alertou que a ausência de estratégia nas ações de comunicação pode resultar em crises e comentou uma impressão pessoal sobre um possível rebaixamento da percepção sobre a importância da comunicação dentro das organizações. Ele chamou a atenção para a transformação no cenário da Comunicação, com novos modos de produzir e consumir notícias (o que afeta a forma de se fazer assessoria de imprensa) e os rápidos avanços tecnológicos, especialmente a inteligência artificial.
O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, trouxe dados de pesquisas recentes da Aberje, destacando que, de acordo com a última pesquisa “Tendências da Comunicação”, de 2024, os responsáveis pela Comunicação fazem parte do board de 57% das empresas respondentes.
O debate será transformado em uma matéria para o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, que será lançado no início de maio em sua versão online e, posteriormente, em sua versão impressa.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmosPablo Assolini IA não resolve tudo: não dá para automatizar a relevância