COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

Em artigo para o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, lideranças da Aberje defendem que a COP30 será uma oportunidade histórica para o Brasil, para a Amazônia e para reposicionar a comunicação como parte da estratégia para a governança climática global.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Hamilton dos Santos, diretor-executivo da entidade, argumentam que comunicar não é apenas informar, mas mobilizar, fiscalizar, engajar e construir pontes entre ciência, sociedade e futuro.
O artigo destaca ainda o papel decisivo da comunicação na proteção do debate público, no combate à desinformação e na valorização dos saberes locais da Amazônia, evitando narrativas colonizadoras ou superficiais. Para os autores, a COP30 pode inaugurar uma nova cultura comunicacional, marcada pelo compromisso ético, pluralidade de vozes e responsabilidade histórica.
O artigo completo está disponível neste link.
ARTIGOS E COLUNAS
Vania Bueno Toda decisão comunicaVictor Pereira Legitimidade fragmentadaLuis Alcubierre Se a reputação vale bilhões, por que quem a constrói ainda é tão subestimado?
Destaques
- Gestão de crises exige novas respostas diante do avanço da IA e dos influenciadores
- BRpr destaca pesquisa sobre a evolução da comunicação e tendências globais da área
- IA sai do discurso e reconfigura a produção de conteúdo em escala
Notícias do Mercado
- Fundação Dom Cabral celebra 50 anos e projeta nova agenda para formação de lideranças
- Fórum Sustentabilidade em Campo debate ESG no esporte e legado da Copa do Mundo Feminina de 2027
- Cortex Summit 2026 abre espaço para debate sobre reputação corporativa e IA































