PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de abril de 2021

ENGIE é eleita a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente

Os candidatos ao prêmio Latin Trade IndexAmericas são avaliados em um universo de 6 mil companhias no continente segundo as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:
Os candidatos ao prêmio Latin Trade IndexAmericas são avaliados em um universo de 6 mil companhias no continente segundo as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa

A ENGIE foi reconhecida como a melhor empresa da América Latina na categoria Meio Ambiente com o Latin Trade IndexAmericas Sustainability Award 2021 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Latin Trade, revista de negócios presente há 27 anos na região. A cerimônia online de premiação será realizada no dia 15 de abril, junto à Assembleia Geral do banco, e terá presença de CEOs das empresas vencedoras e do presidente da instituição.

O prêmio reconhece a boa gestão empresarial que as empresas promovem no uso eficiente e responsável de recursos econômicos, ambientais e sociais, para manter um bom equilíbrio entre o setor privado e a sociedade. “É uma honra informar que nosso Conselho Editorial elegeu a ENGIE como a vencedora do Prêmio 2021 na categoria Meio Ambiente. A Latin Trade parabeniza a Companhia por fazer parte das empresas que estão pavimentando o caminho para uma nova América Latina mais sustentável”, ressaltou o editor executivo da publicação, Santiago Gutiérrez.

Os candidatos ao Latin Trade IndexAmericas são selecionados com base no banco de dados da Thomson Reuters, em um universo de mais de 6.000 empresas. É feita uma triagem inicial baseada em mais de 400 pontos de dados, proporções e análises nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança.

“Há mais de 20 anos, o respeito ao meio ambiente e a definição de estratégias que possibilitem a preservação da biodiversidade brasileira têm nos guiado em todos os nossos projetos. Entendemos que, além de gerarmos energia limpa, temos um compromisso genuíno com a sustentabilidade em longo prazo. A premiação da ENGIE como a melhor empresa da América Latina em Meio Ambiente é mais um importante reconhecimento ao trabalho que temos desenvolvido e aprimorado junto aos públicos atuantes no entorno das nossas obras e operações”, destaca Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente ENGIE Brasil Energia.

Uma das iniciativas de maior destaque na área de Meio Ambiente, e que foi enaltecida pela Latin Trade e pelo BID para a escolha da ENGIE, foi o Projeto Matriz Biodiversidade, que tem como o objetivo o desenvolvimento de um programa corporativo para gestão de riscos, impactos e oportunidades de conservação da biodiversidade brasileira na área de abrangência de todo o parque gerador da ENGIE. Os projetos de plantio de mudas também foram ressaltados pela Latin Trade. Em mais de 20 anos de atuação no Brasil, a Companhia já doou ou plantou mais de 5,5 milhões de mudas de espécies nativas.

A publicação também destacou o Programa de Conservação de Nascentes, que tem por objetivo proteger mananciais e assegurar a oferta e qualidade da água às comunidades locais, em suas gerações atuais e futuras. Iniciado em 2010, o projeto foi responsável pela recuperação e proteção de mais de 2000 nascentes em nove estados brasileiros (PR, SC, RS, MT, MA, GO, TO, BA e MG), envolvendo ainda práticas de educação ambiental.

Outra ação citada pela publicação é a gestão da Ictiofauna nos reservatórios da Companhia como elemento fundamental na gestão ambiental corporativa, promovendo, por exemplo, a conservação da biodiversidade nos Rios Uruguai, em Santa Catarina, e Iguaçu, no Paraná. Nesses rios, contribuímos para a conservação de cinco espécies de peixe endêmicas do Rio Iguaçu e três no Uruguai, além de promover o envolvimento da população local na conservação da biodiversidade. A iniciativa propiciou a soltura de mais de 510 mil alevinos nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas das Bacias do Rio Uruguai e Iguaçu.

Destaca-se ainda que a Companhia possui objetivos e metas ambientais monitorados por meio de Sistema Integrado de Gestão, em destaque as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que certificam cerca de 80% da energia gerada em 2020. Essas certificações asseguram o padrão de qualidade na gestão de aspectos operacionais, ambientais e, inclusive, de saúde e segurança do trabalho.

Em 2020, a ENGIE Brasil Energia investiu cerca de R$ 21 milhões em ações socioambientais para manutenção das licenças ambientais de suas Usinas em Operação, aporte que, traz reflexos diretos na garantia da proteção e conservação dos recursos naturais nas regiões onde está inserida, além de contribuir para o atendimento aos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.