Encontro do LiderCom com CEO da Vale reforça papel da comunicação como parte intrínseca da empresa

O Encontro do LiderCom, grupo da Aberje voltado para lideranças sêniores da comunicação corporativa, recebeu nesta quarta-feira (22) Gustavo Pimenta, CEO da Vale, para uma conversa sobre comunicação, trajetória, posicionamento e reputação do setor de mineração. Realizada de forma online e mediada pela diretoria da Aberje, a reunião contou também com a participação de Leandro Modé, diretor de Comunicação e Marca da Vale, e Guilherme Scarance, head de Comunicação Externa da companhia. Também estiveram presentes membros dos Conselhos da Aberje.
Em sua fala inicial, Gustavo destacou o papel central da comunicação no processo de reposicionamento da mineração brasileira e global. “Nosso desafio é mostrar que podemos fazer mineração de forma diferente. A comunicação é um grande elemento desse reposicionamento”, afirmou. Ele ressaltou que o tema vai além do contexto nacional: “Não é só uma questão de Brasil, é uma pauta mundial. A mineração é fundamental para a transição energética e oferece muitas oportunidades.”
O executivo reforçou o papel da comunicação como ativo estratégico. “Comunicação é negócio e deve mostrar resultado real e gerar reputação que beneficie a companhia.” Ele frisou a importância da preparação e da autenticidade. “Tem que ser genuíno no que está dizendo. Somos uma empresa que emprega 170 mil pessoas, não temos como nos esconder”, disse. Ele enfatizou a importância do time bem preparado e falou sobre seus primeiros passos no LinkedIn apesar de sua própria resistência inicial. Leandro Modé explicou que o CEO se comprometeu com a rede e hoje é Top Voice, com crescimento expressivo de audiência.
O CEO destacou a necessidade de a empresa liderar o setor por meio de boas práticas. “Falar sobre o tema e promover a pauta ajuda a puxar a indústria. Mineração legal ajuda a combater a ilegalidade, e há um interesse genuíno das mineradoras em mostrar que é possível aliar resultados econômicos e preservação.”
Leandro Modé ressaltou que o setor vem se abrindo para o diálogo com a sociedade, citando ações da Vale em eventos como o Amazônia Live e no The Town, que permitiram alcançar novos públicos. Guilherme Scarance observou que o exemplo do CEO cascateia para dentro da companhia, estimulando vice-presidentes e executivos a se comunicarem com mais abertura e frequência.
Ao falar sobre liderança, Gustavo contou que busca profissionais colaborativos. “Queremos pessoas simples, que pensem no time”, afirmou. Ele também destacou sua proximidade com os times operacionais, mencionando iniciativas como um encontro 360 realizado trimestralmente e as visitas regulares às operações da empresa. O executivo lembrou que a diversidade de experiências em setores como o financeiro e o de energia foi decisiva para sua visão de liderança. “Liderar a Vale é uma responsabilidade muito grande e um enorme privilégio. É uma campeã nacional que compete com qualquer operador global de igual para igual”, disse.
Ao comentar a expectativa para a COP30, Gustavo explicou que a Vale está fortemente envolvida no tema da transição energética e vê na conferência uma oportunidade. “Vamos contar histórias de transformação e mostrar como o setor pode contribuir para os grandes desafios da nossa geração”.
ARTIGOS E COLUNAS
Ricardo Voigt Reputação como pilar da governançaElizeo Karkoski O que comunicação interna tem a ver com cinemaPatricia Marins O desafio da comunicação está na escuta
Destaques
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
- Enquete aponta desafios e oportunidades da Taxonomia Sustentável Brasileira para a comunicação corporativa
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
Notícias do Mercado
- Alcoa se associa à Aberje
- Latam patrocina transmissões do Paulistão e do Brasileirão em parceria com a CazéTV
- InPress é a nova agência da TIC Trens

































