PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de maio de 2025

Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro

Diretor-presidente da Aberje defende a integração entre Comunicação, RIG e RP como caminho para ampliar a relevância institucional das organizações
Redação Portal Aberje
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP (crédito: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

“O presente e o futuro da comunicação corporativa passam pela convergência com áreas estratégicas como RIG e RP. São campos complementares, que compartilham uma vocação para a construção de reputação, o fortalecimento de vínculos e o entendimento das dinâmicas públicas e privadas”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, em entrevista concedida a Nelson Silveira, consultor sênior e sócio-fundador da PRhub Comunicação 360°, para o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, da Mega Brasil.

Para Nassar, a separação entre essas áreas é uma herança de modelos organizacionais antigos, que já não respondem às demandas do presente. “Não há mais espaço para estruturas estanques. As empresas que entenderam isso estão saindo na frente, com times integrados, capazes de interpretar os sinais do ambiente e de atuar com coerência institucional”, afirma.

 “O comunicador precisa ter sensibilidade política e institucional. É essa escuta ampliada que permite identificar oportunidades e gerir riscos de forma antecipada”, diz, reforçando a importância de uma comunicação que vá além da simples divulgação e atue como mediadora entre interesses legítimos da sociedade, do mercado e do poder público.

“As lideranças precisam entender que, sem gente preparada, não há convergência possível. É preciso formar quadros com visão sistêmica, repertório cultural, domínio técnico e capacidade de articulação. Isso vale para quem está em RIG, em RP ou em Comunicação”, afirma Nassar, ao alertar para a necessidade de investir na formação de profissionais preparados para esse cenário mais complexo.

Paulo Nassar observa ainda que o Brasil vive um momento de alta complexidade institucional, com pressões que vêm de múltiplos atores. “É um ambiente em que a reputação das empresas é constantemente colocada à prova. Por isso, precisamos de uma comunicação capaz de gerar confiança de maneira sustentada. E essa construção passa pela atuação integrada com as demais áreas estratégicas da organização”.

“Temos investido em pesquisas, formação e ambientes de troca para fortalecer essa visão de convergência. Nosso papel é ajudar as empresas a compreenderem que a comunicação, integrada às relações institucionais e públicas, é um ativo estratégico – não um acessório”, conclui.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.