Em artigo para Global Alliance, presidente da Aberje fala sobre comércio global e responsabilidade comunicacional

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor da ECA-USP, publicou hoje (23) o artigo “Between Pontiffs and Engineers of the Abyss” (“Entre Pontífices e Engenheiros do Abismo”) no portal da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, confederação global das principais associações de comunicação.
+Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
No texto, Nassar alerta para o retorno de políticas protecionistas e o uso de tarifas econômicas como armas geopolíticas, em detrimento da cooperação internacional e da estabilidade global. Ele argumenta que a fragmentação das cadeias produtivas, o enfraquecimento de organismos multilaterais e a retórica do nacionalismo econômico ameaçam o progresso compartilhado.
Ele propõe um olhar estratégico para o papel do comunicador nesse cenário, destacando a importância de jornalistas, relações-públicas, publicitários e educadores como construtores de pontes entre povos, mercados e culturas. “Em tempos de ruído e distorção, comunicar com clareza, profundidade e responsabilidade é um gesto político”, afirma.
Segundo Nassar, o mundo precisa recuperar o vocabulário da cooperação e da confiança negociada: “O verdadeiro progresso não se impõe. Ele se compartilha. E onde há ponte, há possibilidade.”
Leia o artigo no site da Global Alliance
Leia o artigo em português no site da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































