Eletropaulo utiliza soluções tecnológicas para aprimoramento de suas atividades

A Eletropaulo, com o objetivo de aprimorar os serviços que presta aos clientes de sua área de concessão, adota soluções tecnológicas que deixam mais eficientes trabalhos de fiscalização, modernização e monitoramento da rede elétrica. A tecnologia também tem sido aliada na capacitação de colaboradores e na melhora dos canais de atendimento ao cliente. A empresa é associada da Aberje.
O uso de drones, por exemplo, auxilia a concessionária no monitoramento de suas redes. Controlado remotamente, o equipamento permite melhorar os processos de verificação e manutenção das mais de 6 mil torres de subtransmissão da empresa, garantindo, assim, maior segurança para a distribuição de energia nas 24 cidades de sua área de concessão.
O uso do drone, além de ampliar o escopo da área monitorada, possibilita a realização das análises a despeito do tempo – ou seja, em dias de sol ou de garoa. Antes, por motivos de segurança, os técnicos da empresa não podiam realizar os monitoramentos em dias com chuva, mesmo que fina. Além disso, equipamento é blindado, rastreável e possui duas câmeras, uma para quem opera e outra para fim de inspeção dos ativos da companhia.
Para a implementação do projeto dos drones, 14 profissionais da Eletropaulo foram selecionados e capacitados para operar o equipamento. O treinamento durou, aproximadamente, 30 horas e foi dividido entre cursos teóricos, aulas de pilotagem prática, regulamentação do drone e simulações.
Um serviço que antes seria feito por quatro ou até seis pessoas em 40 minutos, hoje é realizado por um equipamento menor e, no máximo, em 20 minutos. Além de reduzir o tempo de análise pela metade, o uso do drone também facilita a tomada de decisão da equipe que inspeciona as torres de subtransmissão, localizadas em maior quantidade na Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, e na cidade de Santana de Parnaíba.
Realidade virtual – Outra tecnologia que desembarcou definitivamente na concessionária é a Realidade Virtual. Desde janeiro, a Eletropaulo tem investido na capacitação dos seus colaboradores utilizando óculos VR.
O equipamento de realidade virtual é adotado em treinamentos que simulam serviços técnicos na rede elétrica da Eletropaulo, proporcionando ao aluno uma visão 360 graus do local de trabalho e simulando a experiência como se fosse real. Com ele, é possível simular todas as tarefas, seguindo os métodos e procedimentos de trabalho, evitando acidentes. Até o momento, 80 colaboradores já foram capacitados.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
Notícias do Mercado
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
- Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
- Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

































