PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de maio de 2022

Edital oferece até R$ 70 mil em bolsas para a produção de reportagens e prêmios para fotografias sobre oceano

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com a COI-Unesco, Edital Conexão Oceano estimula a produção de conteúdos de qualidade sobre oceano, mudanças climáticas e resiliência costeiro-marinha

Categoria Fotografia premiará melhores trabalhos em quatro temas: paisagem marinha, atividade relacionada com o mar, protagonismo feminino e vida marinha

02

Seguem até o dia 15 de maio as inscrições para a segunda edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco. Com duas categorias – Jornalista e Fotografia –, o edital tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens que abordem a relação existente entre mudanças climáticas, clima, oceano e resiliência costeiro-marinha, além de premiar trabalhos fotográficos que retratem espécies, paisagens, o envolvimento das mulheres com o mar e atividades relacionadas com o oceano. Até cinco projetos de reportagem serão selecionados para receber bolsas de R$ 8 mil cada e serão distribuídos até R$ 30 mil em prêmios para as melhores fotografias. Os interessados em participar devem preencher um formulário on-line de inscrição (https://forms.office.com/r/VHPaB8VyeQ).

“Com o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, decidimos manter o apoio à produção de reportagens e ampliar o escopo do Edital, agora com o prêmio para fotografias, sempre em busca de conteúdos qualificados. Acreditamos que a comunicação tem potencial de sensibilizar e engajar a sociedade, além de chamar a atenção da opinião pública, investidores e tomadores de decisão para assuntos relacionados com a sustentabilidade marinha”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Na categoria Jornalista, podem se inscrever profissionais formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação. As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas em veículos de comunicação impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV.

“O Edital [de 2021] permitiu que nos dedicássemos em profundidade ao tema de nossa reportagem, o que não costuma ser possível no dia a dia tão corrido das redações. Além disso, a organização ficou à disposição para eventuais dúvidas, inclusive com sugestões de fontes especializadas, sempre com a independência necessária para o trabalho jornalístico”, conta a jornalista Cristiane Prizibisczki, do site ((o))Eco, contemplada, junto com Carolina Lisboa, na primeira edição do Edital para produzir reportagem sobre a legislação costeiro-marinha no Brasil.

Fotografia

Na categoria Fotografia, podem se inscrever fotógrafos profissionais e amadores. As imagens devem retratar o oceano em seus diversos ecossistemas e habitats nas seguintes temáticas: Paisagem (ambientes naturais brasileiros, como praias, manguezais, restingas, dunas, estuários, subaquáticos); Atividade relacionada com o mar (atividades econômicas, culturais, esportivas, científicas, recreativas, de bem-estar desenvolvidas na costa brasileira); Protagonismo feminino (a presença feminina nas diversas atividades desenvolvidas, no Brasil, em contato com o oceano) e Vida marinha (espécies nativas da costa brasileira que vivem na terra, na água, no ar). Também haverá premiação aos três vencedores da categoria Voto Popular.

Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano, que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil.

Serviço:
Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental
Inscrições: até 15 de maio, em formulário no site da Fundação Grupo Boticário.
Mais informações: Leia o regulamento do Edital aqui

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.