Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor

A edição de hoje (10) d’O Globo, traz um artigo de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, sobre o papel estratégico do terceiro setor na governança dos bens comuns. O texto ressalta a atuação de ONGs, coletivos, institutos e fundações como mediadores entre o saber técnico e o saber comunitário, especialmente em contextos de crise ambiental, desigualdade e transformação digital.
Partindo do debate clássico entre a “tragédia dos comuns”, de Garrett Hardin, e as contribuições de Elinor Ostrom sobre a capacidade das comunidades de gerirem coletivamente recursos coletivos, o artigo propõe uma nova leitura sobre os desafios contemporâneos. A superação das tragédias silenciosas, como o abandono de espaços públicos ou o uso indevido de dados pessoais, passa por uma atuação conjunta entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Nesse contexto, o terceiro setor deve agir como elo catalisador, por seu compromisso com o interesse público, sua experiência territorial e sua capacidade de articulação em rede.
A íntegra do artigo pode ser lida no site d’O Globo.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































