Diretor-presidente da Aberje propõe nova abordagem para engajamento na comunicação corporativa

Em artigo publicado no portal da Aberje, Paulo Nassar, diretor-presidente da entidade e professor titular da ECA-USP, propõe uma reflexão sobre os caminhos da comunicação em um cenário de excesso de informação e déficit de atenção. Com o título “Se Não Toca, Não Engaja”, o texto defende que, mais do que contar histórias, comunicadores corporativos precisam criar narrativas de experiência capazes de envolver os públicos de forma sensorial, emocional e simbólica.
Segundo Nassar, a comunicação que mobiliza e transforma é aquela que proporciona vivências imersivas – como rituais, eventos, objetos e ambientes – capazes de gerar pertencimento e memória afetiva. Nesse contexto, campanhas e ações institucionais devem deixar de apenas falar sobre valores como diversidade, sustentabilidade ou inovação, e passar a oferecê-los como experiências concretas e compartilháveis.
Comunicar bem exige menos ruído e mais rito; menos discurso e mais presença. Profissionais da área devem repensar sua atuação, substituindo o foco em slogans por narrativas com significado simbólico e impacto coletivo.
ARTIGOS E COLUNAS
Maria Claudia Bacci Quando todos “souberem” comunicar, quem pensará?Leila Gasparindo Governança da atenção: a resposta estratégica da comunicação interna à era da IARodrigo Amaral O que uma simples corrida de rua pode nos mostrar sobre análise de dados
Destaques
- Preparação e confiança orientam gestão da reputação antes, durante e depois das crises
- Comitê Aberje revela como embaixadores estão transformando a comunicação interna
- Comitê Aberje explora a nova dinâmica da confiança nas redes sociais
Notícias do Mercado
- TrensRJ é a nova associada à Aberje
- Grupo RPMA anuncia Lucia Müller como sócia-diretora de Criação e líder de unidade
- Textual Comunicação lança solução que combina ciência de dados e relações públicas
































