Diretor-presidente da Aberje propõe nova abordagem para engajamento na comunicação corporativa

Em artigo publicado no portal da Aberje, Paulo Nassar, diretor-presidente da entidade e professor titular da ECA-USP, propõe uma reflexão sobre os caminhos da comunicação em um cenário de excesso de informação e déficit de atenção. Com o título “Se Não Toca, Não Engaja”, o texto defende que, mais do que contar histórias, comunicadores corporativos precisam criar narrativas de experiência capazes de envolver os públicos de forma sensorial, emocional e simbólica.
Segundo Nassar, a comunicação que mobiliza e transforma é aquela que proporciona vivências imersivas – como rituais, eventos, objetos e ambientes – capazes de gerar pertencimento e memória afetiva. Nesse contexto, campanhas e ações institucionais devem deixar de apenas falar sobre valores como diversidade, sustentabilidade ou inovação, e passar a oferecê-los como experiências concretas e compartilháveis.
Comunicar bem exige menos ruído e mais rito; menos discurso e mais presença. Profissionais da área devem repensar sua atuação, substituindo o foco em slogans por narrativas com significado simbólico e impacto coletivo.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































