PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de outubro de 2025

No Valor, diretor-executivo da Aberje comenta papel de CEOs na construção de reputação de organizações

Hamilton dos Santos destacou necessidade de gestão da reputação em tempo integral
Redação Portal Aberje
Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, fala na abertura do Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

Em entrevista para a matéria “Comportamento do CEO fora da empresa pode prejudicar os negócios”, publicada no último sábado (04) pelo jornal Valor Econômico, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, destacou o papel da reputação na organização da economia da atenção e explorou a relevância da gestão da reputação de líderes e executivos para os profissionais de comunicação corporativa. 

O texto do Valor destaca a necessidade de empresas e executivos se prepararem para mitigar riscos de exposição pública e cita casos recentes em que ações de CEOs fora do contexto do trabalho geraram consequências negativas para a organização. Hamilton explicou como algumas empresas contiveram crises de reputação provocadas por posicionamentos polêmicos de suas lideranças.

“A reputação é um ‘saldo’ que leva anos para ser acumulado, mas pode desmoronar em segundos. Ela exige sequência, coerência e paciência para ser construída ou recomposta”, afirmou Hamilton para o jornal. Ele lembra que o prestígio de uma organização é parte fundamental na construção de relações de confiança entre uma empresa e seus vários stakeholders e que as crises de imagem podem abalar (e até destruir) essas relações.

Hamilton destacou que as equipes de comunicação precisam estar preparadas para lidar rapidamente com essas crises. “A organização deve qualificar porta-vozes e concentrar a comunicação em quem está preparado para lidar com contextos críticos”, explicou, lembrando que a gestão da reputação deve ser um processo permanente.

A matéria completa está disponível no site do Valor.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.