Diretor da Aberje entrevista professor escocês sobre legado de Adam Smith para jornal O Globo
Este ano são comemorados os 300 anos de nascimento do filósofo Adam Smith (1723 – 1790), autor do clássico “A Riqueza das Nações”. O assunto foi tema de entrevista publicada no jornal O Globo no dia 15 de abril, feita pelo diretor-executivo da Aberje e doutor em filosofia, Hamilton dos Santos, com o professor Craig Smith, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Glasgow, responsável pelas celebrações oficiais marcadas para ocorrerem de 5 a 10 de junho em diversos países.
Na entrevista, o professor comenta sobre a deturpação histórica em torno do filósofo que o associaram a um capitalismo selvagem. Ao contrário dessa caricatura, o “verdadeiro Smith” reflete sobre moral, arte e linguagem e argumenta que o “comércio não pode ser pensado unicamente na base do interesse particular, assim como a moralidade não pode ser pensada somente com base na empatia. O que Smith tenta fazer nesses seus dois grandes livros [“Teoria dos sentimentos morais” e “A riqueza das nações”] é nos mostrar como e quando as fronteiras entre essas duas atividades podem entrar em conflito”.
“Smith defende o mercado na medida em que serve para melhorar a situação do pobre, não do rico. Os heróis de seu livro não são diretores de grandes empresas — ele não acredita que as corporações sejam uma boa maneira de organizar as atividades econômicas. Por isso, acredito que oferece ferramentas para interpretar e criticar as formas sociais sob as quais vivemos hoje”, afirma Craig Smith.
“Como um importante estudioso brasileiro de David Hume e de outros empiristas do século XVIII, Hamilton dos Santos, por meio da entrevista com Craig Smith, ressalta a importância dos estudos de Adam Smith, no campo do comércio como vetor do diálogo e comunicação entre pares e ímpares, em contextos culturais diversos. Além de iluminar, nas comemorações globais dos 300 anos de Adam Smith, a importância desse autor para a Filosofia e as Artes”, destaca o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, Paulo Nassar.
Celebrações visam resgatar obras sobre moral e arte no Brasil
No Brasil, a celebração dos 300 anos de Adam Smith será promovida pela Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 16 e 18 de agosto. O ciclo de palestras – organizado por Pedro Paulo Pimenta e Maurício Coutinho – vai contar com filósofos e intelectuais como o inglês Paul Sagar, professor e pesquisador do King’s College de Londres e autor do polêmico “Adam Smith Reconsidered: History, Liberty, and the Foundations of Modern Politics” – livro em que mostra como Adam Smith, em sua posição de filósofo moral, tanto elogiava quanto criticava os mercados.
O ciclo contará também com Glory M. Liu (Harvard), Maria Pia Paganelli (Trinity College e Presidente da International Adam Smith Society), Jimena Hurtado (Universidade de Los Andes) e Laurie Bréban (Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne), além dos brasileiros Maurício Coutinho (Unicamp), Isabel Limongi (UFPR), e os especialistas da USP Laura Valadão, da FEA e Pedro Paulo Pimenta e Rolf Kunz, da FFLCH.
O professor Pedro Paulo Pimenta foi curador das duas primeiras temporadas do podcast da Aberje Na Ordem do Dia, sobre “Paixões e Emoções” (temporada 1, de 2021) e “As formas do diálogo” (temporada 2, de 2022).
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados