PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de outubro de 2023

Dia da Comunicação Empresarial: como a comunicação ganhou protagonismo nas empresas

Nos últimos anos, a comunicação corporativa vem ganhando percepção estratégica e orçamento desafiando o comunicador, que também assume cada vez mais o papel de gestor
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Neste domingo (dia 8) é comemorado o Dia Nacional da Comunicação Empresarial, data da fundação da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Neste dia, celebramos a conquista de espaço dentro da mesa decisória nas organizações. Em constante transformação, a comunicação corporativa ganhou, nos últimos tempos, um protagonismo nunca antes visto, impactando significativamente o mundo empresarial. 

A disrupção em curso, acelerada pela pandemia, impõe a todos uma nova forma de se comunicar e de se relacionar. Isso acontece não só por causa da tecnologia digital, mas também porque a sociedade está cada vez mais exigente e observadora quanto ao posicionamento das organizações, que agora contam com novas demandas consideráveis.

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar salienta que as organizações tornaram-se agentes fundamentais para a criação de valores na sociedade e que uma dessas demandas é o diálogo permanente com os públicos. “A capacidade de promover o diálogo constante entre os diversos públicos das empresas e instituições que representam – tendo como guias a ética, a inovação, a pluralidade e o humanismo -, faz dos comunicadores pessoas fundamentais na elaboração, promoção e difusão das visões estratégicas dessas organizações”, afirma. 

Nesse cenário, o executivo de comunicação é desafiado a assumir novas competências e habilidades. Fica claro que esse comunicador-gestor terá de unir, cada vez mais, técnicas de gestão de pessoas e de comunicação à capacidade de gerenciar valores financeiros, como os apontados pela pesquisa exclusiva realizada pela Aberje, que constatou que a comunicação corporativa é um setor que movimenta no Brasil R$ 35 bilhões em 2023. 

“Esse resultado sugere a importância crescente e a complexidade do mercado de comunicação empresarial. Ou seja, os desafios serão cada vez maiores e somente habilidades de gestão serão capazes de prover os comunicadores com conhecimentos sólidos para participar como protagonistas das transformações organizacionais”, complementa o diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos.

Aberje: 56 anos de associativismo, a união de esforços em prol da comunicação

O dia 8 de outubro também marca a fundação da Aberje, em 1967. Desde os tempos em que ocupava um pequeno espaço na Rua Dona Antônia de Queirós, no centro de São Paulo, a Aberje, então sigla para “Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas”, segue fomentando o desenvolvimento da comunicação corporativa no Brasil e defendendo a comunicação como uma competência fundamental para o sucesso nos negócios.

São 56 anos proporcionando o convívio entre pares, que compartilham práticas, desafios e experiências comuns. Com a missão de produzir e disseminar conhecimento para fortalecer a comunicação das empresas e instituições e reforçar o papel estratégico do comunicador, a Aberje oferece formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área.

“A Aberje é um espaço privilegiado e seguro para um aprendizado mútuo e reflexão sobre a função social de sua profissão, de reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador. Aqui, empresas, profissionais e acadêmicos descobrem que seus interesses particulares também são interesses da sociedade”, destaca o diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos.

Continuamente, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre as associadas e reconhece as melhores práticas e os profissionais da área. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com presença nos boards de instituições internacionais como Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano
  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.