PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de agosto de 2019

Da academia ao mercado: BNDES discute como fazer a conexão

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
020 BNDES GARAGEM E UNIVERSIDADES 26 JUL 2019 - MESA - IZABELA GOULART BNDES JERSON SILVA FAPERJ ROBERTO CHISCCHIO FINEP FERNANDO RIECHE BNDES FABRICIO BROLLO BNDES 26 JUL 2019 FOTO ANDRE TELLES
 
  • COMPARTILHAR:

Como potencializar as trocas entre a academia e as startups? Para tentar responder a essa pergunta, a equipe do programa BNDES Garagem promoveu um encontro entre representantes de universidades, centros de pesquisas, instituições de fomento e empreendedores.  Organizado em quatro mesas redondas, o evento discutiu os desafios atuais para conectar a pesquisa científica às demandas da sociedade e estimular o desenvolvimento de novos negócios. O BNDES é associado da Aberje.

No início do encontro, o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, lembrou que, embora o Brasil esteja hoje entre os principais produtores de conhecimento científico do mundo (o país ocupa a 15º posição na quantidade de artigos citáveis produzidos, por exemplo), os resultados não se traduzem para o universo das empresas e para a economia do país. Ele citou esse como um dos principais desafios de entidades como a Faperj, que têm como missão apoiar a pesquisa de excelência e fomentar sua aplicação por empresas nascentes. O programa Startup Rio, segundo Jerson, é uma iniciativa da entidade que vem ajudando a promover o empreendedorismo no estado.

020 BNDES GARAGEM E UNIVERSIDADES 26 JUL 2019 – MESA – IZABELA GOULART BNDES JERSON SILVA FAPERJ ROBERTO CHISCCHIO FINEP FERNANDO RIECHE BNDES FABRICIO BROLLO BNDES 26 JUL 2019 FOTO ANDRE TELLES

Dedicada desde o seu surgimento a financiar projetos de ciência, tecnologia e inovação, a Finep também oferece diferentes modalidades de apoio para o desenvolvimento das startups que contemplam da ideia inicial até a consolidação do empreendimento. Segundo Roberto Chiacchio, analista do departamento de empreendedorismo e investimento em startups da Finep, a instituição conta com programas específicos para diferentes públicos, que envolvem crédito reembolsável, não reembolsável e investimento. Além de linhas com foco em startups e empresas, a entidade oferece ainda programas voltados para pesquisa, como o Finep Conecta,  que atende à demanda de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).

Representando o BNDES, a advogada Izabela Algranti e o gerente Fabricio Brollo falaram sobre os fundos patrimoniais como alternativa para a sustentabilidade financeira de universidades e instituições de pesquisa. Izabela ressaltou que a aprovação de marco regulatório sobre o tema (saiba mais) deixou clara a necessidade de segregação patrimonial, estabelecendo parâmetros para esse tipo de instrumento. Ela esclareceu que é preciso constituir uma fundação ou associação privada para arrecadar os recursos, que não podem ser depositados no caixa único da universidade. “O endowment não substitui a dotação orçamentária regular da universidade. Ele é um complemento para o desenvolvimento de outras ações”, pontuou.

Fabricio acrescentou que os fundos patrimoniais podem ser constituídos a partir de qualquer ativo que possa ser rentabilizado, como imóveis desocupados e direitos de propriedade intelectual por exemplo. Segundo ele, a grande vantagem é que os fundos seguem uma lógica de estoque, e não de fluxo, o que faz com que não sejam afetados pela conjuntura econômica. Uma vez constituídos, esses fundos poderiam ser usados para fomentar o empreendedorismo e apoiar empresas emergentes, de acordo com a política estabelecida no ato de sua criação.  

Veja mais sobre as discussões do evento aqui.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer

Notícias do Mercado

  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.