10 de fevereiro de 2021

Curso de MBA online da Aberje começa dia 23 de fevereiro

Pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial está confirmado para o primeiro semestre de 2021

Pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial está confirmado para o primeiro semestre de 2021

Estão abertas as inscrições para a próxima turma – já confirmada – do MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial, que conta com a parceria da ESEG – Escola de Engenharia e Gestão do Grupo Etapa. Totalmente online, o curso de pós-graduação tem carga horária de 385 horas e prepara o profissional para aprimorar a visão de negócios e a capacidade de alinhar a gestão da Comunicação aos objetivos da organização. O curso terá início no dia 23 de fevereiro e se estende até setembro de 2022, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h.

O programa é destinado a profissionais com formação superior, que almejam posições de liderança em Comunicação Empresarial em organizações de todos os segmentos e portes. Ao trazer uma perspectiva multidisciplinar abrangente, o MBA oferece subsídios para o desenvolvimento de competências-chave que preparam o comunicador para uma comunicação mais efetiva.

Concebido para cobrir uma vasta gama de responsabilidades da Comunicação, interna e externa, local, nacional e internacional, o curso engloba diversos temas transversais, fundamentais para uma atuação ética e integral na área diante das novas demandas e desafios do mercado. São 16 disciplinas que abordam desde aspectos teóricos da comunicação e relacionamento com públicos estratégicos, passando por disciplinas que englobam as tendências em sustentabilidade, comunicação digital e diversidade nas organizações, até exercícios práticos de gestão em comunicação e mensuração.

A gerente executiva da Escola Aberje de Comunicação, Emiliana Pomarico Ribeiro, doutora e mestre em Ciências da Comunicação, afirma que todos os anos os conteúdos ministrados nas disciplinas do MBA são atualizados de acordo com as novas realidades, contextos e necessidades dos comunicadores trazendo novos olhares para o que será tendência e para o que exige uma transformação – no indivíduo, nas organizações e, consequentemente, na sociedade. 

“Na minha disciplina sobre Novas Narrativas Organizacionais, o que trarei para a turma é uma reflexão importante sobre como criar comunicações mais afetivas e efetivas em tempos de pandemia, de medos, de ansiedades e de desgastes na saúde mental, levando em consideração a humanização nas ações de comunicação, como criação de espaços dialógicos, técnicas para storytelling, comunicação não-violenta, escuta ativa e criação de narrativas significativas em novos meios”, disse Emiliana. 

Para Suzel Figueiredo, mestre em Ciências da Comunicação e premiada como Trajetória do Ano no Prêmio Aberje 2020, “hoje já não é possível fazer mensuração de resultados anualmente, pois o mercado, as demandas e as relações de trabalho estão mudando muito rápido. Uma das tendências é o tracking de indicadores, acompanhando opinião e comportamento do público-alvo de forma mais constante, para avaliar ações e redirecionar a rota da Comunicação Corporativa”.

Pautas ESG (temática ambiental, social e de governança) já não são mais tendência ou modismo na visão de Natalia Tamura, doutora em Ciências da Comunicação e coordenadora do Comitê Aberje de Comunicação e Estratégia em ESG. “É sobrevivência, tanto no campo corporativo quanto pessoal. Por isso não podemos compreender a Sustentabilidade como uma área apartada, mas como um modelo mental, uma forma de pensar ao qual precisamos deixarmo-nos conquistar. A disciplina de Responsabilidade Social Corporativa do MBA da Aberje busca discutir, neste ano de 2021, caminhos e possibilidades de sensibilização do tema para diversos públicos, além de compartilhar práticas em diferentes realidades”.

Na análise do especialista em Gestão de Crises, Mauricio Pontes, “a terceira década do século vem mostrar a uma geração amadurecida depois do Onze de Setembro da interconectividade global os imensos desafios para os quais precisamos estar preparados. No âmbito da gestão de crises, a pandemia da Covid-19 propõe uma mudança de olhar sobre o imponderável e sobre o pensamento complexo, que pode ajudar a inserir de volta o elemento humano na equação da vida, tomada de assalto pela onda da tecnociência, pelo negacionismo e pelo culto ao autoengano. Os impactos na revisão de uma cultura de prevenção a crises em um mundo complexo iluminam este ângulo sugerindo urgência por uma revolução intelectual, organizacional e humana”.

Cynthia Provedel, especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, considera que as tendências e desafios do momento presente colocam o comunicador interno como protagonista nas transformações organizacionais e impulsionam, cada vez mais, seu papel estratégico e consultivo nas organizações. “Nesse sentido, nossa proposta também é levar para a discussão com os profissionais de CI que buscam nossos cursos quais são as principais competências e habilidades para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros”.

Feliz pelo convite de assumir a disciplina chamada oficialmente de Tópicos Avançados em Carreira e Mercado de Comunicação, Malu Weber, diretora sênior de Comunicação do Grupo Bayer no Brasil, conta que revisitou o conteúdo para trazer um novo olhar à luz das expectativas do alunos. “Entendo que fazem todo sentido ao momento que estamos vivendo: a nova jornada do comunicador para conquistar maior relevância, bem como todos os mais diferentes caminhos que ele pode trilhar; como montar e gerir times nos dias atuais e quais as competências esperadas hoje de quem atua na área de comunicação para sentar no Conselho e fazer parte do C-level. Sempre trazendo exemplos práticos de casos que deram certo e também os que não deram – e os aprendizados de cada um!”.

Mais informações sobre o MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial aqui.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *