Curso Avançado em Comunicação Pública começa em 2019; inscrições neste ano têm desconto
A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e a ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) firmaram uma parceria para promover durante 2019 o Programa Avançado de Comunicação Pública. Voltado a profissionais de comunicação da área pública e terceiro setor, o curso busca subsidiar os participantes para que possam construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação de governos com os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade.
As duas instituições reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade, além de sólida formação acadêmica. O curso será realizado na Aberje, em São Paulo, com um total de 80 horas, dividido em dez módulos. As aulas acontecem aos sábados, uma vez ao mês, de Março a Dezembro. As inscrições feitas ainda em 2018 terão 12% de desconto, associados da Aberje e ABCPública também têm desconto.
A programação prevê seminários, debates, palestras e aulas, em que serão discutidos casos e apresentadas visões e práticas em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente.
Entre os instrutores do curso estão Fábio Santos, ex-Secretário Especial de Comunicação da capital paulista; consultores como Thomas Traumann, que foi Ministro da Comunicação e porta-voz da Presidência da República e Armando Medeiros, ex-diretor de comunicação do Banco do Brasil; Cláudia Lemos, ex-chefe de Comunicação da PGR/MPF e hoje atua na Câmara dos Deputados; Suzel Figueiredo, especialista em pesquisa de mercado; Paulo Henrique Soares, que está na lista dos 100 comunicadores mais influentes do mundo; Erica dos Santos, que é estrategista de mídias sociais de vários órgãos públicos federais.
Os curadores do curso são Jorge Duarte, diretor da ABCPública e ex-diretor de Comunicação Pública da Presidência da República, hoje gerente de comunicação estratégica da Embrapa e Emiliana Pomarico, gerente-executiva da Escola Aberje de Comunicação.
Programação
As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 18h (8 horas)
Módulo 1: Comunicação Pública: novos olhares, novas práticas
Data: 23 de março
Mediadores: Paulo Nassar, Hamilton dos Santos
Palestrantes: Thomas Traumann, Andrew Greenlees, Fábio Souza dos Santos
Módulo 2: Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública
Data: 06 de abril
Instrutora: Cláudia Lemos e Bob Vieira da Costa
Módulo 3: Mensuração da Comunicação na área pública
Data: 04 de maio
Instrutora: Suzel Figueiredo
Módulo 4: Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública
Data: 01 de junho
Instrutora: Vivian Rio Stella
Módulo 5: Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública
Data: 13 de julho
instrutor: Paulo Henrique Soares
Módulo 6: Gestão de publicidade, marketing e patrocínio
Data: 03 de agosto
Instrutor: Rodolfo Araújo
Módulo 7: Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização
Data: 21 de setembro
Instrutora: Érica Abe
Módulo 8: Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa
Data: 05 de outubro
Instrutor: Jorge Duarte
Módulo 9: Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente
Data: 09 de novembro
Instrutor: Armando Medeiros
Módulo 10: Cases apresentados pelos alunos do curso
Data: 07 de dezembro
Coordenação: Jorge Duarte e Emiliana Pomarico
Inscrições – Informações completas e inscrições estão no site: www.aberje.com.br/compublica.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura