PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
31 de março de 2023

Cortex lança relatório sobre mercado de marketing e comunicação no Brasil

Relatório anual produzido em parceria com o Mundo do Marketing traz um panorama da área, com análise de mais de 180 mil empresas, mapeamento de vagas abertas e ranking de tecnologias.
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, lançou, em parceria com o Mundo do Marketing, o relatório anual Marketing em Foco: Desvendando o Mercado de Marketing e Comunicação no Brasil em 2023. Foram mapeados dados de mais de 180 mil empresas de Marketing e Comunicação, como total de CNPJs ativos, porte, faturamento, CNAE e índices de presença digital e adoção de tecnologia. Além disso, o estudo conta com um panorama das vagas abertas e um levantamento das tecnologias de marketing mais utilizadas.

O material foi produzido a partir de um trabalho minucioso de pesquisa e análise de informações do banco de dados proprietário da Cortex, que conta com sistemas de coleta automatizados capazes de vasculhar fontes públicas e estruturar dados provenientes de diferentes formatos para combiná-los e obter painéis de análises únicas.

De acordo com o relatório, o Brasil conta hoje com mais de 180 mil CNPJs ativos entre agências de Marketing e Comunicação e empresas que fornecem serviços ligados à área. Em relação ao porte, a maioria são microempresas, com faturamento inferior a R$360 mil anual e estão localizadas, principalmente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Dentre as vagas abertas para trabalhar na área, o profissional de Design é o que tem mais oportunidades, seguido por analista de marketing e social media. O modelo de trabalho segue sendo em sua maioria presencial, com apenas 12% das vagas para home office. Já no ranking das tecnologias de marketing mais utilizadas pelas empresas brasileiras, aparecem marcas como Vtex, Wix Stores, Shopify, Google, Hubspot, RD Station e Matomo.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.