Conselho Regional Latam da Global Alliance discute IA, Dados e Impacto no Negócio
Na última terça-feira (22), o Conselho Regional para a América Latina da Global Alliance reuniu seus membros e discutiu os desafios e o futuro da área em um ambiente de trocas de experiências e visões estratégicas. A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação global das principais associações de comunicação, e a Aberje faz parte de seu board. Participaram da reunião representantes de entidades e empresas da área de comunicação de diversos países da América Latina. Do Brasil, estiveram presentes Hamilton dos Santos, diretor-presidente da Aberje; Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Aberje; Carolina Prado, diretora de Comunicação da Intel para a América Latina; Marcel Dellabarba, diretor de Relações Públicas da Samsung Electronics América Latina; e Thyago Mathias, consultor de comunicação. Do Uruguai, participou David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados. Do Chile, Francisco Aylwin, vice-presidente do FOCCO DIRCOM. De Porto Rico, Gladys Diaz, da Associação de Profissionais de Relações Públicas de Porto Rico (ARPR). Do México, Olga Oro, vice-presidente de Assuntos Internacionais da PRORP. A Argentina esteve representada por Analia Canale, diretora-executiva da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Argentino-Brasileira (Cambras), e por Diego Campal, presidente do Conselho de Relações Públicas da Argentina (APRC). Pelo Peru, participou Alejandro Cornejo Montibeller, da Faculdade de Ciências da Comunicação, Turismo e Psicologia da Universidad de San Martín de Porres.
Em sua abertura, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje e presidente do Conselho Regional, destacou o “Compromisso de Veneza”, que foca na responsabilidade dos comunicadores frente à Inteligência Artificial (IA). Seu objetivo central é proteger a tomada de decisão humana, garantindo que a IA não se desvincule da ética e da humanidade. “A Aberje contribuiu ativamente em sua construção e aderiu aos sete princípios norteadores da IA”, afirmou.
Nova realidade tecnológica
David Grinberg, VP de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, compartilhou a urgência de uma comunicação mais eficiente. Ele observou que, apesar da marca ser amplamente conhecida, sua agenda corporativa – como sustentabilidade, impacto social e geração de primeiro emprego – muitas vezes não é percebida pelo público. O desafio, portanto, reside no “como comunicar, e não mais no o quê”. Para a divulgação de notícias institucionais, a imprensa tradicional hoje compete com os canais proprietários corporativos, que, segundo dados apresentados, têm maior alcance. Atualmente, é preciso priorizar o impacto sobre a quantidade de mensagens. É crucial usar dados para entender a audiência, otimizar orçamentos (destinando mais recursos à divulgação e menos à produção de conteúdo) e criar formatos mais curtos e eficazes. As métricas devem ser qualitativas ligadas à confiança na marca e à percepção de seus atributos essenciais.
Em seguida, Marcel Dellabarba, diretor de Relações Públicas da Samsung, reforçou a necessidade de uma estratégia de comunicação 360º que integre assessoria de imprensa, digital e influenciadores. Sua equipe, inclusive, criou uma área de “PR data-driven” com analistas de BI e cientistas de dados, liberando os profissionais de comunicação para a atuação estratégica e garantindo inteligência para futuras ações. A mudança nos hábitos de consumo de informação é evidente, com jovens estudantes de jornalismo citando YouTube, Instagram e TikTok como fontes primárias de notícias. A mídia tradicional, contudo, mantém sua importância pela credibilidade, mas como um complemento à estratégia. É fundamental a colaboração com criadores de conteúdo, o que demanda acesso a informação e experiências imersivas para a produção de vídeos de qualidade. A comunicação interna também evoluiu, buscando plataformas semelhantes a redes sociais para promover maior engajamento e interação horizontal entre os colaboradores. O executivo, concordou que não existem métricas universais, mas defendeu a mensuração do impacto de PR diretamente nas vendas, monitorando o tráfego qualificado para newsrooms e e-commerce, e a inclusão de reviews de influenciadores nas páginas de produtos para influenciar decisões de compra.
A discussão também abordou a Inteligência Artificial na comunicação de liderança, especialmente em plataformas como o LinkedIn. Os participantes reforçaram que, embora a IA seja uma ferramenta auxiliar, o tom pessoal e a autenticidade do líder são insubstituíveis. A qualidade, e não a quantidade, devem guiar essa comunicação, transformando os próprios colaboradores em defensores da marca e reforçando sua credibilidade.
Global Alliance for PR and Communication Management
A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação das principais associações, organizações e instituições de relações públicas e gestão da comunicação do mundo, representando profissionais, acadêmicos e estudantes em mais de 120 países ao redor do mundo. O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é o atual líder do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance e faz parte do board da entidade.
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