PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de fevereiro de 2025

Conselho Regional da América Latina da Global Alliance inicia 2025 com encontro virtual

Reunião destacou tendências da comunicação organizacional e o papel da cooperação intersetorial
Redação Portal Aberje

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP
 
  • COMPARTILHAR:

O Conselho Regional para a América Latina da Global Alliance realizou, na última sexta-feira (14), sua primeira reunião de 2025, promovendo um espaço de intercâmbio de experiências e estratégias entre seus membros. A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação global das principais associações de comunicação, e a Aberje faz parte de seu board.

O encontro, realizado de forma online e conduzido por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje e representante do Brasil na entidade, reforçou a importância da cooperação entre os países latino-americanos para enfrentar desafios comuns da comunicação organizacional. Participaram da reunião conselheiros de diversas localidades, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai, México, Chile, Peru e Porto Rico, representando setores como indústria, academia e associações de comunicação. 

Tendências e desafios regionais

Os participantes da reunião realizaram apresentações individuais em que compartilharam suas trajetórias e abordaram questões essenciais para a evolução da comunicação corporativa em uma perspectiva local. Alejandro Cornejo, professor da Universidade de San Martín de Porres (Peru), destacou como a realidade econômica e social peruana influencia as práticas de comunicação e relações públicas no país. Ele também ressaltou a crescente demanda por comunicação interna eficiente, especialmente diante das diferenças culturais dentro das organizações.

Olga Oro, vice-presidente de Assuntos Internacionais da PRORP (México), enfatizou o impacto das novas dinâmicas com influenciadores e criadores de conteúdo digital na relação entre empresas e imprensa. Segundo ela, a comunicação corporativa precisa se adaptar a esse novo cenário, combinando estratégias tradicionais com abordagens inovadoras para manter a relevância das marcas.

Analía Canale, CEO da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Argentino-Brasileira (Cambras), trouxe uma perspectiva voltada às comunicações intersetoriais e internacionais. Ela abordou os desafios culturais e econômicos na construção de parcerias entre empresas brasileiras e argentinas, ressaltando a importância da transparência e da gestão de expectativas para promover colaborações sustentáveis. Também destacou as diferenças na abordagem da comunicação institucional entre os dois países e o que cada um pode aprender com o outro.

Colaboração em foco

Os participantes reforçaram a necessidade de troca constante de experiências para fortalecer o setor e construir estratégias mais eficazes de comunicação. O Conselho Regional para a América Latina seguirá com novas rodadas de discussões ao longo de 2025, promovendo uma visão integrada e colaborativa para os desafios da comunicação organizacional.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.