Complexo Renovável Neoenergia tem monitoramento remoto e em tempo real de vento e radiação solar

A visão de cultura da inovação está presente no recém-lançado Complexo Renovável Neoenergia, na Paraíba. O uso de uma nova tecnologia, o Software de Incidências Automáticas (Sofia), acompanha torres meteorológicas do Parque Eólico Neoenergia Chafariz e do Parque Solar Neoenergia Luzia.
Além das torres eólicas e placas solares do Complexo Renovável, as unidades do Complexo Neoenergia Oitis, de geração de energia eólica localizado entre o Piauí e a Bahia, também estão sendo monitoradas com o auxílio da tecnologia.
A plataforma foi criada pela área de Renováveis da Neoenergia, em parceria com a Loomi, empresa especializada em soluções digitais. A ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o 2º Hackathon Neoenergia, realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Sofia se conecta com os dados dos sensores das torres meteorológicas para identificar problemas na medição da velocidade e da direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar o status das medições.
“Alguns fatores foram motivadores para a criação da ferramenta, como o aumento da confiabilidade na análise de dados nas incidências, a redução de custos e do tempo da equipe interna. Com a precisão das informações, os profissionais ganharam agilidade para tomar as decisões necessárias”, declara Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis da Neoenergia.
A Neoenergia aumentou sua capacidade instalada de geração de 4.547 MW em 2021 para 5.100 MW em 2022, sendo esse incremento exclusivamente de fontes renováveis de energia, no reforço ao seu compromisso de combater as mudanças climáticas e reduzir a intensidade de suas emissões.
O Complexo Renovável Neoenergia foi inaugurado em março deste ano. Os parques Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. O investimento total foi de R$ 3 bilhões. A energia gerada é de 0,6GW, suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano.
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller Por que precisamos de corretores da confiança. Uma interpretação econômica do Edelman Trust Barometer 2026Denise Mello Entreter ou morrer: por que as marcas precisam reaprender a falar com as pessoasEdward Pimenta 10 sessões do SXSW 2026 que comunicadores corporativos não podem perder
Destaques
- Tendências da Comunicação Interna 2026 destaca o papel da IA, influenciadores e liderança
- Professor da Universidad de los Andes vence International Aberje Award na IPRRC 2026
- Aberje participa de reunião da PACE em agenda na Itaipu Binacional
Notícias do Mercado
- Rede Comunicação de Resultado anuncia nova liderança e reposicionamento estratégico
- Confiança se torna mais localizada e reforça o papel da reputação corporativa, aponta Edelman Trust Barometer 2026
- Associadas ampliam iniciativas para fortalecer presença feminina em setores estratégicos





























