Com apoio da Aberje, Jota lança iniciativa para promover o debate da segurança jurídica e regulatória

Com informações do Jota
Em evento realizado nesta sexta-feira (04) em Brasília, o portal JOTA lançou o Projeto Jurisprudente, uma iniciativa que reúne diversos setores da economia para promover o debate e a melhoria da segurança jurídica e regulatória no país. O projeto conta com o apoio da Aberje e de outras organizações.
+Leia a cobertura do JOTA sobre o Jurisprudente
Durante o evento, também foi divulgado o Índice de Segurança Jurídica e Regulatória (INSEJUR), espinha dorsal do Jurisprudente. Criado pelo JOTA, com apoio de professores do Insper, o INSEJUR avalia a percepção do setor privado sobre a segurança jurídica e regulatória no Brasil.
“É impossível tratar qualquer assunto tirando a segurança jurídica do enfoque”, afirmou o procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante a abertura do evento. “É um desastre não considerar o valor da segurança jurídica em qualquer tema relacionado ao direito”, continuou.
“Para os negócios e para a comunicação, essa iniciativa é muito importante”, destacou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje. “Comunicar hoje é uma forma de estabelecer um contrato que tem que ser cumprido, o que depende cada vez mais de compreendermos o ambiente regulatório do país” continuou. A previsibilidade jurídica, segundo Gonet, é um dos pólos fundamentais do equilíbrio para compreender o papel do direito na sociedade.

O JOTA também lançou a página do Projeto, que vai reunir entrevistas, artigos e matérias sobre o tema ao longo do ano. O objetivo do Jurisprudente é informar stakeholders relevantes, propiciar um debate qualificado e inédito, e buscar soluções para esse desafio.
O Projeto tem o patrocínio do Google, Ifood, Ambev, Febraban, Interfarma e Philip Morris e conta com o apoio da Aberje e outras organizações ligadas ao debate jurídico: ABDF, Amcham, Amobitec, Brazil Business Council, Câmara e Net, Cesa, CLaw, GTECs, IAT, IBSEJUR, IDP, Insper, Irelgov, MBC, Wilson Center.
Índice de Segurança Jurídica e Regulatória
O INSEJUR foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com stakeholders das maiores empresas atuantes no Brasil, com o objetivo de metrificar a percepção do setor privado em relação à segurança jurídica. Essa iniciativa visa mapear o cenário atual e identificar oportunidades para destravar investimentos e fomentar um ambiente de negócios mais seguro.
A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário distribuído pelo JOTA e parceiros, alcançando representantes das mil maiores empresas do país. As perguntas foram criadas para capturar diferentes dimensões do conceito da segurança jurídica e foram divididas em quatro blocos: previsibilidade e consistência jurídica, eficiência do sistema jurídico, estabilidade legislativa e regulatória e impacto econômico e empresarial.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































