PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de abril de 2022

4 tendências de comunicação que devem orientar as marcas

Nelson Silveira
 
  • COMPARTILHAR:

A transformação digital no mercado latino americano é mais acelerada que nos mercados maduros do hemisfério Norte. Segundo dados da HootSuite em seu 2022 Global Overview Report, Argentina, Brasil, Colombia e México estão entre os 10 mercados onde as audiências entre 16 e 64 anos consomem mais tempo diariamente na Internet. Brasil em terceiro lugar, atrás de África do Sul e Filipinas, Colômbia em quarto, Argentina em quinto e México em oitavo lugar. O Youtube segue em crescimento acelerado e deixou para trás o Facebook em horas diárias de utilização por usuário.

A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital e provocou uma reflexão intensa sobre valores. Narrativas relacionadas a sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão ganharam tração e se tornaram hegemônicas na velocidade dos bits e bytes. Se antes o processo era lento e dependia do engajamento paulatino de toda a sociedade, hoje temas emergentes que entrem em sintonia com prioridades de grupos de interesse passam a ser dominantes muito rapidamente. Isso nos fez entender, por exemplo, que uma cultura inclusiva, acolhedora das diferenças muda o jogo. Esse tema ganhou impulso graças à representatividade nas redes sociais, acessíveis a todos.

Comunicar de forma eficiente, conectando e engajando os consumidores com marcas e produtos é o grande desafio das empresas. Seguem as quatro grandes tendências da comunicação que devem orientar o foco das marcas na região para este ano:

  1. Propósito – definitivamente causa e propósito tornaram-se motores do mundo corporativo e elementos fundamentais na construção de reputação de marca. Em um mundo onde se discute o futuro do planeta, ter um propósito claro, genuíno é condição “sine qua non” para engajar os consumidores no mercado.
  2. Experiência do consumidor – colocar o cliente no centro do negócio sempre foi uma condição para o sucesso, mas agora é preciso avançar na experiência de marca e de produto. Só é possível convencer alguém a se engajar com a marca se a experiência que ela proporciona for interessante o suficiente para sustentar o negócio. Construir uma cultura com propósito e proporcionar ao público uma experiência singular com produtos e serviços tornou-se condição para vencer.
  3. Conteúdo visual relevante – na era do “storydoing”, não basta apenas ter uma boa história para contar. A história tem de ser autêntica, trazer em si a cultura e o propósito da marca e, claro, ter apelo audiovisual. Hoje, o texto é relegado a segundo plano, com o vídeo tornando-se “mainstream”. As redes sociais identificaram rapidamente esse movimento da sociedade e criaram ferramentas que permitem as pessoas se comunicarem da maneira que é mais eficaz na sociedade pós-pandemia. Para engajar potenciais consumidores no Instagram, TikTok, YouTube e outras mídias sociais relevantes é fundamental construir conteúdo visual atraente. Vídeos, infográficos, imagens, gifs são ferramentas que ajudam a conquistar a atenção e manter a marca na memória das pessoas por mais tempo.
  4. Equidade, diversidade e inclusão – o respeito às pessoas, às diferenças devia ser algo básico em qualquer sociedade. É fato que a pandemia abalou as estruturas da sociedade, provocou uma reflexão intensa sobre valores e nos fez entender que uma cultura inclusiva, acolhedora das diferenças, muda o jogo. Não há dúvidas de que a diversidade agrega valor ao negócio. E praticá-la dentro de casa é fundamental. Porque um dos fatores que afasta consumidores de uma marca é a atitude dos colaboradores. Eles são os primeiros embaixadores da marca. Portanto, é crucial que estejam alinhados com os valores e a missão da organização.
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Nelson Silveira

É CEO da HUB PR, Empresa Associada da Aberje

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.