Será o fim da Comunicação Interna?
Publicado originalmente no LinkedIn em 06 de fevereiro de 2023
Antes que você se desespere, respire, como diria William Bonner.
A pergunta é sobre a área de Comunicação Interna enquanto nome de estrutura organizacional. Não vou tratar aqui da comunicação interna enquanto função profissional. Esse tema vai ficar para outro momento.
Nos últimos anos estamos assistindo a uma expansão dos desafios que estão sob a responsabilidade da área de CI. Diversidade & Inclusão, Marca Empregadora, Gestão da Mudança, Cultura, Endomarketing, Engajamento, Experiência do Colaborador são alguns dos desafios que a ex-área de Comunicação Interna está assumindo.
E por que isso acontece? Resposta óbvia: a sociedade mudou, a demanda das organizações mudou e os profissionais de comunicação precisam acompanhar essas transformações.
Além dos conteúdos que foram expandidos, também mudaram os formatos, Hoje há texto, som, imagem, redes sociais, modelos digitais interativos, aplicativos e mais que tudo, a experiência, o relacionamento, a gestão.
E esse movimento está acontecendo em várias áreas das organizações. Observamos mudanças significativas na área de Gestão de Pessoas, que um dia foi um Departamento Pessoal, que migrou para área de Recursos Humanos e hoje, em várias empresas se identifica como área de Gente & Gestão ou área de Pessoas.
Essas mudanças vão muito além de nomenclatura. São transformações de propósito, de objetivo, de modelos de gestão, para atender às expectativas das pessoas e as necessidades da organização e do mercado.
Outro movimento que percebo é que cada vez mais a Comunicação Interna extrapola as fronteiras internas e assume as redes sociais para atração de talentos, interage com candidatos que muitas vezes também são clientes da marca, ou seja, é preciso refletir se não chegou a hora de mudar.
Fazendo uma analogia com outras áreas de uma organização, houve uma mudança da área de Atendimento ao Cliente para Relacionamento com o Cliente. Mais recentemente se sofisticou para Experiência do Cliente até chegar ao Sucesso do Cliente. Em alguns lugares chamada de Encantamento do Cliente.
Trata-se de uma escada de valores. Primeiro degrau: a empresa atende (reação). Segundo degrau: a empresa se relaciona (interação). Terceiro degrau: a empresa gera experiências (interação com propósito). Quarto degrau: a empresa se preocupa com o sucesso do cliente (proposição com empatia). Quinto degrau: é a fase de encantamento (inovação).
Minha experiência como professora de métricas e como consultora na área de Comunicação, aponta que a grande maioria dos profissionais tem como meta o engajamento dos colaboradores. Se esse é o desafio, qual seria a escada de valores?
Para nós, na Indicafix, o primeiro degrau é a Informação. Como as pessoas se informam, como consomem os canais internos. O segundo degrau é a Compreensão, ou seja, a capacidade de entendimento de uma mensagem. O terceiro degrau é o de Conexão, quando a pessoa colaboradora se identifica com a mensagem, seja o propósito, o produto ou a empresa como um todo. O quarto degrau é o de Motivação, quando o colaborador participa, líderes mobilizam equipes, desafios são alcançados. E, por fim, o quinto e último degrau nessa jornada é o Engajamento, que se traduz na adesão ao pacote completo de Propósito, Estratégia e Valores.
Uma pessoa altamente engajada acredita na organização e nos seus valores, se dedica a cumprir as metas e transborda os conteúdos internos, influenciando sua rede de contatos internos e externos.
Com tanta coisa para fazer, com objetivos tão incríveis, será que o nome Comunicação Interna faz juz ao tamanho do desafio que os profissionais estão enfrentando? Na sua empresa, a mudança já aconteceu? Como a área chama hoje? Me conta.
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