PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de julho de 2025

O Enguiço Humano

Rizzo Miranda
 
  • COMPARTILHAR:

Esqueçam a máquina. Como Cassius astutamente observou em Júlio César, de Shakespeare: “A falha, caro Brutus, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos se ficarmos subordinados.” Percebo um “enguiço” na comunicação corporativa hoje em aceleração. E ele é, e sempre foi, intrinsecamente humano. Essa é uma ferida que vem sendo aberta (e agora se acelera) e revela a sedução sempre perigosa da superficialidade, que, ao se dar em escalas exponenciais, corrói a própria essência da comunicação. Fato: é a conveniência, a subordinação consentida e a falha humana que nos trouxeram a este ponto.

Incrível que temos até sido “sofisticados” nesse processo. A #CicutaDigital reside na tentação de usar ferramentas avançadas, como a Inteligência Artificial, para mascarar a ausência deliberada de ética e julgamento humano. A IA é um amplificador potente e tem um belo lugar na história, pelo que estamos vendo, mas precisamos lembrar que seus surtos alucinatórios não é um erro técnico, mas um espelho da nossa própria indolência em confrontar a realidade e a verdade. Espelho: uma palavra-chave, anotem.

A credibilidade se constrói com consistência, transparência e verdade. Ela jamais se sustenta com narrativas vazias ou “verdades sintéticas” sem filtros. Estas, produzidas pela IA, nascem da preguiça ou da flagrante ausência de ética humana que vem se multiplicando assustadoramente. Não é a IA que distorce a verdade; é o quanto ela reflete o humano que a treina e lidera para tal. O espelho…o espelho.

A comunicação é uma dimensão estratégica vital. Desde sempre o papel do C-level exige coragem e inegociável integridade (eu disse integridade, Cannes?). É preciso comunicar o exato e o responsável, usando transparência como vacina e a IA como aliada. Nunca como muleta para os “enguiços” que nós humanos estamos adotando ou terceirizando na tecnologia.

O chamado

Para nós, líderes, o momento é de ação intransigente e autocrítica. Se a falha é humana, a correção pode e deve ser também. Desconfiem da facilidade, pois a ausência de curadoria humana na tecnologia é perigosa brecha para um salto quântico de uma “nova verdade” sintética.

Sejamos Guardiões da Verdade, portanto. Peço muito? Talvez para quem não entendeu como o rumo da história está se desdobrando. Ok, estamos todos descobrindo. Mas há sinais. E quem quer olhar, verá!  A autenticidade da sua marca é o ativo mais valioso num mundo onde a fronteira entre o real e o artificial se desfaz por nossa própria e lastimável omissão.

Diante do abismo da confiança e da “verdade” sintética – a criatura que, afinal, criamos com as nossas próprias intenções e “reflexos” olha o espelho –, se mostra existencial e inadiável. Ou abraçamos a responsabilidade e a ética para que a comunicação se mantenha como o pilar inabalável do nosso legado, ou permitimos que a cicuta envenene tudo, impulsionada pela nossa própria covardia em ser protagonista de fato. A escolha é sua.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rizzo Miranda

Rizzo Miranda é sócia da bowler, híbrido de consultoria e agência de Comunicação. Jornalista com MBA em Marketing pelo COPPEAD/UFRJ, é especialista em estratégia e planejamento de comunicação, gestão de projetos de crises de reputação e marketing digital. Atual professora colaboradora de Gestão de Crise na Pós-Graduação em Estratégias de Comunicação Digital da FGVECMI, também é membro do júri do I-COM Data Creativity Awards e liderou o time que ganhou Leão em Cannes (2011) para cliente Governo do Rio, o Sabre Awards Latin America e Aberje para o IBP (2020) e Aberje para Scania 2023.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.