PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de outubro de 2024

Comunicação estratégica amplifica responsabilidade coletiva sobre a sustentabilidade

Série de entrevistas sobre atuação em agendas internacionais sobre ASG traz a visão de Patrícia Marins, da Oficina Consultoria. Confira:
Giovanni Nobile Dias
 
  • COMPARTILHAR:

A convite da Aberje, comecei uma série de conteúdos sobre os desafios na atuação com comunicação em ASG atualmente. A primeira entrevista da série foi com Karla Prado, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Agora, nesta semana, trago a trechos de conversa realizada em Nova Iorque, durante a Climate Week, na Sede da ONU, com Patrícia Marins. Ela é top voice no Linkedin sobre comunicação de crise. Também é sócia-fundadora da Oficina Consultoria e autora do livro “Muito Além do Media Training”, que foi produzido pela Editora Aberje. Confira, aqui, a entrevista.

Patrícia, quando surgiu a oportunidade de realizar um trabalho de comunicação na Sede da ONU, em NY, qual foi o maior desafio e como buscou superar?

A Oficina Consultoria é signatária da ONU Mulheres e do Pacto Global. Vários de nossos clientes também são e unimos esforços em prol da aceleração do atingimento da agenda 2030. Acreditamos que a comunicação estratégica é a ferramenta mais importante neste momento para amplificar a responsabilidade coletiva em favor dos ODSs.

Quais dificuldades que imaginou que encontraria e que de fato encontrou? Como superou?

Um evento global com representantes de diferentes países e de diferentes setores por si só desperta o interesse da sociedade e dos formadores de opinião. Há necessidade de definir previamente um planejamento muito assertivo sobre qual público atingir, afinal a concorrência de produtores de notícia é grande. Ser seletivo na definição da notícia (quanto à relevância junto ao público-alvo), ampliando o acesso à informação com linguagem e formatos adequados são os fundamentos que apostamos para garantir uma cobertura engajadora.

O que considera um dia de trabalho produtivo em um evento como esse?

Ser produtivo é garantir uma curadoria de conteúdo qualificada, ter porta-vozes preparados para gerar impacto pela comunicação e produzir conteúdos engajadores em formatos apropriados à expectativa do público.

Qual dica daria para quem está começando ou deseja realizar um trabalho de destaque como este?

Saiba definir bem qual o objetivo da comunicação. Eventos desta magnitude geram muitos conteúdos não aproveitados e mal disseminados. Importante saber com quem se comunicar, como a marca quer ser vista no evento e qual a estratégia para se diferenciar.

E qual o papel do comunicador na promoção das agendas do Pacto Global da ONU?

Os comunicadores exercem papel de influência na definição de estratégia de comunicação que impactam diretamente os compromissos no cumprimento dos ODSs. A força do trabalho dos comunicadores, a soma das experiências e competências têm um poder inacreditável de mover o ponteiro da agenda 2030 com mais rapidez e eficiência.

 

Confira aqui a primeira entrevista.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Giovanni Nobile Dias

Jornalista especializado em comunicação em crises em organizações públicas e privadas e em comunicação popular e comunitária. Atua como gerente de gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, onde também já gerenciou a assessoria de imprensa. Foi repórter na revista Piauí e em outros jornais. Palestrou sobre produção de conteúdos e sobre gestão de crises em eventos da Aberje, Campus Party, Embrapa, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Fundação BB. É Top voice Linkedin em comunicações empresariais (2024) e já recebeu prêmios Aberje, além de prêmios de comunicação de outras entidades nos últimos 15 anos. É diretor do Capítulo Aberje Brasília.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade