08 de setembro de 2022

Como estruturar uma área de comunicação estratégica?

*Escrito em parceria com Kelly Bessa – Consultora em Planejamento de Comunicação Integrada e Especialista em Marketing Digital

Comunicação estratégica é vital para estruturar as relações humanas, reforçar a construção social dentro e fora do ambiente corporativo, assim como, fortalecer a reputação das empresas.

Mesmo diante desses aspectos, muitos empresários e empreendedores ainda não se deram conta que, fazer tudo, a todo custo, não tem sido um recurso eficiente dentro das organizações. É preciso, então, planejar e valorizar o papel da comunicação e as estratégias.

Papel da comunicação estratégica

Assim, o que notamos, ainda, são colaboradores extremamente sobrecarregados, adoecendo com frequência e insatisfeitos com o fluxo frenético de informações e demandas vindas das lideranças.

Nesse sentido, precisamos entender e aceitar que trabalhamos com seres humanos, que vivenciaram um desgaste emocional muito grande nos últimos tempos. Com isolamento social, perdas familiares, demissões em massa e, foram sugados pelo excesso de informação. Isso vale para todos: funcionários e stakeholders.

Então, precisamos recalcular a rota e a mudança do olhar empresarial para a Comunicação.

Como podemos mudar esse cenário?

Primeiro, parando para respirar. Depois, avaliando o cenário, os processos e os dados do atual momento da empresa.

Para isso, precisamos de um Diagnóstico 360.º, uma espécie de raio X da instituição e, também, um plano de comunicação eficiente para obtermos resultados a médio e longo prazo.

E isso vai demandar o envolvimento de todas as áreas. E, acredite: vai ser uma experiência enriquecedora para todos.

Comunicação estratégica e engajamento

Com a nova visão da comunicação interna, precisamos refletir sobre o papel do funcionário que não é um sujeito passivo e vazio de conteúdo.

Precisamos tornar nossa comunicação muito mais humanizada, ou seja, sempre com o desejo de criar conexões através da informação empática e acessível. E isso é possível e está ao alcance de todos.

Porém, a construção desse diálogo precisa ser feita de forma tática, ou seja, não basta apenas sair criando conteúdo em todos os canais e plataformas se não houver uma Comunicação Estratégica.

Resultados da Comunicação Estratégica

Analisar e mensurar dados é de suma importância para nortear e avaliar o desempenho das ações desenvolvidas pela companhia.

Assim como, quais serão os investimentos necessários para determinadas campanhas.

Ou seja, ter uma rotina e cultura de métricas é benéfico e traz resultados para todos os envolvidos com a atividade da empresa.

Além de prevenir crises de imagem e reputação observar os dados pode nos levar a:

  1. Proporcionar mais visibilidade à missão institucional.
  2. Reduzir, fortemente, a rádio corredor.
  3. Promover satisfação e orgulho em trabalhar para aquela empresa ou negócio.
  4. Queda no índice de turnover ou absenteísmo.
  5. Menos processos trabalhistas.
  6. Fechamento de novos contratos e parcerias.
  7. Citações espontâneas na imprensa e mídia local.

Esses são alguns dos benefícios que a comunicação assertiva vai impactar no mundo corporativo e também na vida das pessoas que fazem parte dele.

Portanto, se faz necessário dedicarmos mais tempo e recursos financeiros para algumas ações. O que para alguns gestores acaba sendo um obstáculo.

Dessa forma, se avaliarmos com critério e muitos cálculos, o investimento feito inicialmente para o início de uma Comunicação Estratégica logo será recuperado com os resultados positivos citados acima.

Por isso a forma, os meios e o tempo em que essa mensagem chegará aos seus receptores, são determinantes para o sucesso da Comunicação Empresarial.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Isabela Pimentel

Consultora especializada em Planejamento de Comunicação Integrada, Mapeamento de Processos e Gestão de Projetos

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: