Casamento entre hub de conteúdo e Inbound Marketing turbina atração de tráfego orgânico
A narrativa, a “história”, por trás da marca é cada vez mais um dos principais fatores decisivos na hora de o consumidor tomar sua decisão, junto com a qualidade do produto e a experiência que ele proporciona.
Não é à toa que as áreas de marketing e comunicação das empresas mais conectadas com essa realidade quebram a cabeça diariamente para estruturar narrativas que envolvam e encantem seu público-alvo.
A marca mais valiosa do Brasil
Caso do Nubank, que faz isso tão bem, usando todas as ferramentas de conteúdo a sua disposição, e acaba de ter sua marca eleita como a mais forte do Brasil pela IstoÉ Dinheiro.
As pessoas não apenas conhecem o Nubank, mas admiram sua história e seus valores.
Isso tudo foi construído com conteúdo – muito conteúdo – extremamente bem elaborado e estrategicamente distribuído para fortalecer a narrativa por trás da marca.
A sacada do banco foi criar um dos principais hubs de conteúdo sobre finanças do país, o Fala Nubank, que só em 2022 recebeu mais de 60 milhões de visitas.
A liderança da lista das mais fortes, na pesquisa “As Marcas Mais Valiosas da Dinheiro”, feita em parceria com a consultoria TM20, é em grande parte resultado dessa estratégia de conteúdo e narrativa.
Marketing 4.0: a aliança entre o tradicional e o digital
Ao contrário de instituições tradicionais, que investem pesado em publicidade televisiva com suas mensagens, o Nubank só começou a fazer propaganda de massa, na TV, em setembro do ano passado.
Ou seja, apenas com seu hub e as ferramentas que turbinam seu alcance, como Inbound Marketing, o banco digital superou seus concorrentes.
O fato de logo vir à mente a história de que em 2018 o Nubank “transformou” uma porta giratória de banco em peça de museu definitivamente não é mera coincidência.
Muito mais que um mero blog, um hub de conteúdo como o do Nubank tem a missão de posicionar uma marca como líder intelectual da sua categoria.
É um caminho inovador e eficiente para se comunicar e relacionar com os públicos de interesse e, no fim, ainda gerar leads e oportunidades de negócios.
Jornalismo e marketing digital: dois lados da mesma moeda
Não se trata de uma ação meramente de SEO e atração de tráfego orgânico.
A marca assume o compromisso editorial de manter sua audiência bem informada, de usar conteúdo produzido e publicado seguindo as melhores práticas de uma redação de jornalismo.
Tudo, aí sim, em comunhão com um robusto processo de seleção de assuntos, termos e palavras-chave que naturalmente vão alavancar o desempenho de visitas orgânicas.
Inbound Marketing: a chave para o sucesso do Nubank
O sucesso do hub também está intimamente ligado ao Inbound Marketing, termo que muita gente já ouviu – e alguns até criticam indevidamente – embora sejam muito poucos aqueles que realmente compreendam o conceito e entendam seu potencial.
O fato, porém, é que o Fala Nubank seria muito menos relevante sem essa metodologia.
Embora tenha posição clara de informar, entreter e atrair grandes audiências via tráfego orgânico, a estratégia não para por aí.
Graças ao trabalho de Inbound Marketing, o hub também contribui diretamente com o negócio, ao atrair, conquistar, nutrir e converter leads em clientes.
É natural e até esperado que, quando nasce, um projeto de conteúdo tenha como meta prioritária atrair audiência.
O “depois” – literalmente o que a marca deve fazer com a audiência que adquiriu – é tão importante quanto a atração pura e simples. É aí que o Inbound bem feito, responsável e desenvolvido por uma equipe de profissionais entra em cena.
Essa ferramenta é o que torna o hub de conteúdo mais estratégico do ponto de vista de negócio, não apenas de uma mera “máquina” de gerar tráfego orgânico baseada em SEO.
O desempenho de um projeto de conteúdo, naturalmente, está intimamente ligado ao orçamento.
Sem recursos suficientes para alcançar as metas desejadas (particularmente as mais agressivas), nenhuma estratégia vai ser bem-sucedida – seja Inbound Marketing, Brand Publishing, SEO ou qualquer outra.
Basta olhar, de novo, o Fala Nubank.
O hub compete no segmento financeiro, um dos mais disputados em termos de conteúdos produzidos e audiência orgânica, no qual publica em média 90 artigos por mês.
O que muitos não sabem é que o Nubank usa o Inbound Marketing aliado ao hub e, assim, conecta seus 5 milhões de usuários mensais às suas réguas de negócio, aproveitando toda a narrativa cuidadosamente criada e nutrida para impulsionar seu resultado.
A experiência de conteúdo é construída com uma oferta multicanal em que se aproveita todos os esforços de comunicação e marketing da empresa: hub de conteúdo (claro), site, redes sociais, email marketing, newsletter, influenciadores, relações públicas, remarketing (mídia paga), entre tantas outras.
O alinhamento de tudo isso e a conexão com o negócio (aquele “o que fazer com a audiência”) é justamente a proposta do Inbound Marketing.
Um hub se consolida de maneira bem mais arrojada que um blog porque está ancorado numa plataforma digital proprietária e especialmente desenvolvida para oferecer a melhor experiência para a audiência consumir conteúdo.
Bem diferente do que se vê em sites institucionais, com todas aquelas firulas que tornam a navegação lenta e sofrível.
Essa estratégia atende, de maneira eficiente, tanto aos desafios de notoriedade, pela produção consistente de informação, quanto aos de coleta de dados (seguindo as regras da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados) e, claro, ao estabelecimento de linhas de negócios por meio de um canal digital proprietário.
Sem falar da eficiência em relação à conquista e ampliação de fidelidade num compromisso de longo prazo com os públicos de interesse da marca.
O “efeito Nubank” no setor financeiro já é uma realidade, com várias empresas buscando entender e adotar o Inbound Marketing para fortalecer suas estratégias de conteúdo – imprescindível num dos segmentos que mais produz conteúdo, o que torna o SEO ainda mais desafiador.
A Era do conteúdo relevante
Em um outro exemplo do setor financeiro mais recente, mas não menos virtuoso, uma dessas instituições financeiras conseguiu, em 12 meses, aumentar em mais de 12 vezes seu tráfego orgânico – mais da metade dessa audiência visita páginas de produtos e serviços da marca.
Todo esse projeto exige o envolvimento de profissionais experientes e altamente especializados em diferentes frentes: conteúdos, SEO, mídia, growth, design, inbound, estratégia de negócios, projetos ágeis, social media, web analytics, desenvolvimento web front e back end.
Mesmo que o objetivo da sua empresa não seja, pelo menos por enquanto, conquistar o posto de marca mais forte do ranking “As Marcas Mais Valiosas da Dinheiro”, é hora de analisar o bom modelo de branding, comunicação e marketing do Nubank.
Em vez de recorrer a caminhos previamente estabelecidos, a fintech enxergou potencial na construção do seu próprio hub de conteúdo, o que, certamente, apoiou a marca a chegar ao topo como marca mais valiosa do Brasil.
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