Boss Class: desafios na gestão empresarial diante de novas demandas
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/146772/Boss-Class-The-Economist-470x300.png)
No final de outubro, a revista The Economist lançou um novo podcast, Boss Class. O tema são as transformações, dificuldades e dores na difícil tarefa de fazer pessoas com diferentes interesses se ajudarem mutuamente na consecução de objetivos comuns.
A edição impressa daquela semana trouxe duas reportagens com dados sobre o cenário atual, de enormes transformações devido às demandas e desafios crescentes sobre os gestores.
Primeira transformação: as qualidades esperadas mudaram, de um foco em habilidades intelectuais e técnicas para as habilidades sociais (soft skills), como comunicação clara, construção de confiança e colaboração. Um estudo da Harvard Business School coordenado por Raffaella Sadun, mostra que entre 2000 e 2017 menções sobre soft skills em vagas para cargos de C-Level cresceram 30%, ao passo que menções sobre habilidades financeiras e operacionais caíram 40%. A diversidade na força de trabalho tornou necessário que os gerentes desenvolvam melhores antenas sociais para entender e coordenar com uma gama mais ampla de funcionários. O trabalho remoto trouxe tanto benefícios quanto desafios, incluindo a necessidade de melhor coordenação e o custo cognitivo de interrupções constantes.
Segunda transformação: o uso crescente de IA e ferramentas de tecnologia está mudando as competências necessárias para a gestão. Os gerentes estão se adaptando para usar a IA em várias tarefas, desde o trabalho administrativo rotineiro até tarefas analíticas e criativas.
A consequência: o esgotamento entre gerentes está em ascensão. Síndromes de burnout e depressão são cada vez mais corriqueiras, como demonstra uma pesquisa da Adecco Group de 2021.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires