08 de maio de 2023

As 13 características de um líder excepcional

Publicado originalmente no LinkedIn, em 08 de maio de 2023

Há exatos cinco anos, o norte-americano Glenn Leibowitz, consultor, escritor e palestrante publicou na revista norte-americana Inc., focada em empreendedorismo, negócios e tecnologia, uma lista com 13 características apresentadas por líderes excepcionais. Tomei a liberdade de ir além dos comentários de Glenn, aproveitando também aquilo que vi nas últimas duas décadas.

1. Eles confiam em você para fazer o trabalho para o qual você foi contratado.

Líderes são, por definição, líderes. Orientam e dão suporte, mas logo deixam o caminho livre para que você execute aquilo que sabe. Fazem follow, mas não ficam controlando seus passos.

2. Eles procuram o seu conselho e sua opinião.

Líderes excepcionais sabem que contam com a experiência e o insight que só você pode oferecer. É por isso que o procuram. Podem nem sempre concordar com você, mas perguntam o que pensa e consideram isso uma importante contribuição para o processo de tomada de decisão. Sabem que perspectivas distintas as dele os faz enxergar pontos cegos.

3. Eles encontram oportunidades para deixar você brilhar.

Os líderes, pela própria natureza de seu papel, absorvem uma tremenda quantidade de atenção, mas também permitem que você ganhe visibilidade e tenha o protagonismo que merece.

4. Eles reconhecem suas contribuições.

Os líderes geralmente conquistam a autoridade de dezenas ou até centenas de pessoas que dependem dele. No entanto, os excepcionais dedicam tempo para reconhecer a contribuição da equipe por meio de canais mais informais, como sessões de diálogo (townhalls) e, principalmente, por meio de canais formais, como avaliações de desempenho.

5. Eles protegem você em tempos difíceis.

Líderes excepcionais são aqueles que defendem você e o apoiam quando você está passando por momentos mais desafiadores. Assumem o papel de filtro, mas também o empoderam para que possa enfrentar dificuldades.

6. Eles são mestres na arte de contar histórias.

Uma das características comuns dos líderes excepcionais é que são excepcionais contadores de histórias. A capacidade de transmitir ideias e fatos de uma forma bem-humorada, que faça sentido e que inspire os outros, é um dom compartilhado por todos estes profissionais.

7. Eles o desafiam a fazer coisas maiores e melhores.

Líderes são líderes porque estão à frente e isso significa que se esforçam para assumir riscos e fazer coisas que talvez nunca tenham feito antes. Mas eles também encorajam suas equipes a enfrentar desafios maiores que expandam suas habilidades e ampliem o seu espaço para que o seu trabalho impacte além do escopo predefinido de sua função.

8. Eles expressam apreço.

Líderes excepcionais agradecem publicamente e com frequência. E demonstram fazê-lo de forma espontânea, com sentimento legítimo.

9. Eles dão respostas.

Líderes excepcionais respondem a ligações, e-mails e outras formas de contato, em tempo e forma. Se não imediatamente, geralmente cumprem um determinado período dentro do qual respondem, seja em 24, 48 ou 72 horas. Mas respondem.

10. Eles sabem quando se desculpar.

Líderes excepcionais sabem quando se desculpar, mesmo por coisas aparentemente pequenas, como chegar cinco ou dez minutos atrasados para uma reunião. Não o fazem por protocolo e não têm medo de assumir seus erros de forma a demonstrar naturalidade e legitimidade de sentimentos.

11. Eles dão crédito onde o crédito é devido.

Uma das piores coisas que um líder pode fazer é receber crédito pelo trabalho que você fez. Líderes excepcionais permitem que os outros saibam – publicamente – a extensão de suas contribuições e impacto. Possivelmente o contrário seja dos maiores erros cometidos por líderes em ascensão. Toda a organização sabe que o crédito de um bom trabalho também tem a mão do líder, mesmo que ele não tenha feito nada.

12. Eles tratam os outros com dignidade e respeito.

Líderes excepcionais tratam todos, independentemente da posição na empresa, com dignidade e respeito. Jamais fazem comentários depreciativos e nunca tentam intencionalmente colocar ninguém em uma posição embaraçosa ou humilhante na frente de outras pessoas, sejam colegas ou clientes.

13. Eles se importam.

Os líderes excepcionais são aqueles que demonstram interesse e preocupação genuínos pelos outros. E perguntam: “Como você está?” ou “Como está sua família?” E então eles ouvem e expressam interesse genuíno.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luis Alcubierre

Luis Alcubierre é executivo de Comunicação Corporativa, Relações Institucionais e Governamentais há mais de 25 anos e hoje atua como conselheiro para a América Latina da Atrevia, agência espanhola de PR e Corporate Affairs, além de liderar o escritório Advisor Comm. É também palestrante, mediador e mentor. Formado em Comunicação Social pela FIAM, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela FIA-USP, com diversos cursos de gestão de liderança e negociação realizados em instituições como IESE, Berlin School of Creative Leadership, Columbia Business School, Universidad Adolfo Ibañez, Escuela Europea de Coaching, Fundação Dom Cabral, IBMEC e FGV. Foi diretor de Comunicação e Assuntos Corporativos de empresas como Kellogg, Pernambucanas e Samsung, onde teve responsabilidades adicionais pela Comunicação na América Latina. No Grupo Telefônica, assumiu a Direção Global de Marca e Comunicação da Atento em Madrid, na Espanha, sendo responsável pela gestão da área em 17 países. Passou ainda por Dow Química, TNT (adquirida posteriormente pela Fedex) e Rede (antiga Redecard), tendo iniciado sua carreira no rádio, nos sistemas Jornal do Brasil e Grupo Estado. Também foi membro do Conselho de associações ligadas às indústrias de alimentos, varejo, vestuário e mercado financeiro, onde teve importante papel negociador em distintas esferas de governo.

  • COMPARTILHAR: