A arte de resgatar e recuperar talentos

Publicado originalmente no LinkedIn, em 29 de maio de 2023
Em qualquer cenário competitivo, onde a retenção de talentos e a otimização de recursos são essenciais para o sucesso de uma organização, a habilidade de um líder em resgatar e recuperar membros da equipe com desempenho abaixo do esperado pode fazer toda a diferença. As organizações precisam estimular o debate sobre a capacidade e a importância de um líder em “salvar” profissionais, demonstrando que essa abordagem vai além de um mero dever, mas sim de uma obrigação que traz inúmeros benefícios, tanto para o colaborador quanto para o líder e a empresa que ele representa.
Antes de embarcar nessa jornada, é crucial que a liderança compreenda as motivações que levaram uma pessoa de sua equipe a desempenhar insatisfatoriamente. É necessário identificar se o problema está na pessoa ou na própria empresa, no ambiente que a cultura latente está promovendo. Será, talvez, um problema relacionado à saúde, à família ou à situação financeira pela qual o colaborador está passando? Uma questão de baixa autoestima? Ou a responsabilidade é do próprio líder que não conseguiu fazer a leitura do profissional e o deixou seguir caminhando cada dia mais rápido para o precipício? Será que outros fatores internos ou externos estão afetando sua motivação? Ao entender o que se passa na mente da pessoa, o líder se torna capaz de traçar estratégias eficazes para ajudá-lo a se recuperar.
Recuperação justifica a contratação
Um profissional com desempenho abaixo do esperado muitas vezes causa dúvidas sobre a escolha feita no momento da contratação. No entanto, é importante lembrar que a contratação desse indivíduo foi baseada em suas qualificações e potencial. Ao investir tempo e recursos em uma recuperação, o líder demonstra confiança em sua capacidade de crescimento e desenvolvimento. Além disso, ao ajudá-lo a superar dificuldades, a equipe também pode aprender com esse processo, fortalecendo-se e criando um ambiente de colaboração e apoio mútuo.
Benefícios para a empresa
Recuperar um profissional com baixa performance traz uma série de vantagens para a empresa. Primeiramente, é um processo mais econômico do que demiti-lo e contratar um novo colaborador, levando em consideração os custos associados à rescisão, recrutamento, seleção e treinamento. Além disso, ao investir no desenvolvimento dos membros da equipe, a empresa cria um ambiente de confiança e fomenta uma cultura de aprendizado contínuo, o que pode resultar em maior produtividade, satisfação e engajamento dos colaboradores.
No final das contas, para o líder fica ainda um aprendizado extraordinário e uma satisfação pessoal enorme, que justifica ainda mais o seu papel na posição.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































