Carta anual do CEO da BlackRock: Consistência da Mensagem
Em sua última carta aos CEOs, o líder da BlackRock, Larry Fink, contraria a noção de que a ênfase em ESG seria uma concessão às tendências culturais ou uma estratégia de marketing. Fink afirma que responsabilidade social e lucratividade não são mutuamente exclusivas e, na verdade, podem e devem andar de mãos dadas. O cofundador da BlackRock escreve:
“O capitalismo de stakeholders não é uma questão de política. Não é uma agenda social ou ideológica. Não é ‘woke’ [de políticas afirmativas]. É o capitalismo, impulsionado por relacionamentos mutuamente benéficos entre você e os funcionários, clientes, fornecedores e comunidades em que sua empresa depende para prosperar. Esse é o poder do capitalismo”.
Durante anos, Fink tem sido consistente em seu foco em ESG. Ele lembra o fato de que as corporações desempenham um papel importante na formação do futuro e devem ser responsáveis por todos os seus stakeholders. Em seu papel de principal comunicador e defensor da reputação da BlackRock, uma das maiores empresas de investimentos do mundo, Fink é bastante consciente da necessidade de repetir a mensagem. As nuances e os contornos da mensagem podem mudar, mas o tema central é essencialmente o mesmo.
Diante do inevitável ceticismo em torno dos investimentos em ESG, o CEO da BlackRock é hábil em tecer uma defesa coerente da estratégia de investimento da empresa. Na carta, ele expõe as diferentes formas pelas quais os investimentos podem levar a melhorias na sociedade e no meio ambiente. Também lembra que a liderança do caminho é responsabilidade da comunidade de investidores. Fink escreve:
“O acesso ao capital não é um direito. É um privilégio. E o dever de atrair esse capital de forma responsável e sustentável é seu”.
O cerne de sua mensagem tem sido consistente: a responsabilidade corporativa é um dos pilares fundamentais de uma sociedade e economia bem-sucedidas. Ele segue dizendo:
“Nunca foi tão essencial para os CEOs ter uma voz consistente, um propósito claro, uma estratégia coerente e uma visão de longo prazo. O propósito da sua empresa é sua estrela-guia nesse ambiente tumultuado”.
Em seus comunicados, Fink está sempre focado em redefinir e reafirmar não apenas a reputação da BlackRock, mas também o arco do capitalismo.
Leia a carta completa (em inglês) aqui.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação