PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
10 de setembro de 2018

Campanha de Doação de Órgãos 2018 do Instituto Unimed Vitória “bomba” nas redes sociais

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

A Campanha de Doação de Órgãos do nosso associado Instituto Unimed Vitória acontece sempre no mês de setembro e, este ano, vem com o tema: “É importante saber. É importante falar”. O lançamento oficial aconteceu no dia 29 de agosto, em um shopping da Capital, e uma das principais marcas da iniciativa, em 2018, são as tatuagens autoadesivas inspiradas no tema da campanha. Os desenhos, criados pela designer capixaba Maria Sanz, já estão “bombando” nas timelines dos capixabas, com a hashtag #quefiquedito.

Por todo lado, seja no Facebook ou Instagram, as peças aparecem estampadas na pele de influenciadores, bloggers, jornalistas e cidadãos engajados com a causa. Este é o terceiro ano consecutivo que o Instituto Unimed Vitória abraça a temática. A ideia é conscientizar a população sobre a necessidade de deixar informado aos familiares o seu desejo em ser um doador e assim diminuir o número de pessoas que esperam na fila por um transplante. A tatuagem é justamente para dar a ideia de “estampar na pele” o desejo de ser doador.

Hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), só no Espírito Santo, 936 pessoas aguardam por um transplante de rim, 73 de córnea, 44 de fígado e cinco por um transplante de coração. No Brasil, o número total de pessoas na fila de espera ultrapassa a casa dos 47 mil.

Para se ter ideia, ainda de acordo com a ABTO, até junho deste ano, no Estado, 66 pessoas não resistiram à espera por um órgão e acabaram morrendo.

 

Hashtag

A iniciativa está sendo trabalhada nas redes sociais com a hashtag #quefiquedito, e também em outdoors espalhados por todo o Estado. Além da designer Maria Sanz, o projeto conta com a participação do atleta de MMA Erick Silva e da empresária e blogueira Luisa Meirelles. Os três aparecem em vídeos apoiando e incentivando a causa.

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Por conta disso, o mês ficou conhecido como Setembro Verde e é todo dedicado à conscientização em favor da doação de órgãos.

 

Números

Com as constantes campanhas a favor da doação de órgãos, entre elas, a do Instituto Unimed Vitória, o Espírito Santo registrou redução de 22,15% do número de recusas familiares para doação no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De janeiro a junho deste ano, familiares de 15 dos 35 pacientes que poderiam doar não autorizaram a captação dos órgãos, o que representa 42,85% de negativa familiar.

No mesmo período de 2017, dos 67 pacientes com morte encefálica que apresentaram condições clínicas para doação, 44 casos, ou seja, 65%, não tiveram autorização da família para a doação.

Este ano, no primeiro semestre, foram realizados 229 transplantes no Estado. Atualmente, mais de 1.000 pessoas estão na fila de espera no Espírito Santo.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.