- BLOGS
- Sinapse
Sinapse
Diante de tanta informação disponível, como otimizar o tempo dos leitores em busca de conteúdo qualificado? Esta é a proposta do blog Sinapse, que traz insights sobre materiais diversos, como relatórios de pesquisa, e-books, artigos científicos e outras fontes consistentes, a fim de dar insumo e, desse modo, auxiliar na tomada de decisão dos profissionais em gestão, comunicação, marketing, RH, sustentabilidade, inovação e áreas afins. Selecionar, interpretar, analisar e dar sentido e significado a produções intelectuais do mercado e da academia são alguns objetivos deste espaço, sob curadoria de Rodrigo Cogo, diretor do serviço digital Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
Letramento em diversidade: uma coleção gratuita de materiais para a comunicação interna
A diversidade nas empresas deixou de ser um conceito pontual. Hoje, é um tema inadiável, não apenas pela crescente demanda social e legal, mas também pelo impacto que traz para a competitividade dos negócios. As organizações que ainda resistem a essa mudança perdem a oportunidade de criar um ambiente de inovação, empatia e inclusão. Entretanto,....
Rita Trevisan
24/09/2024
Longevidade de carreiras e transições profissionais ainda vão interessar você
A sétima edição do MaturiFest, o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil ocorrido em São Paulo em agosto de 2024, foi palco para apresentação dos resultados da pesquisa “Transição de Carreira na Maturidade” da Maturi e da NOZ Inteligência. São dados inéditos sobre a realidade dos profissionais maduros e suas motivações para mudanças....
Rodrigo Cogo
05/09/2024
Para superar os principais desafios de Comunicação Interna em uma única plataforma
Quem trabalha na área sabe que os desafios de Comunicação Interna são muitos. Afinal, não basta conseguir informar os colaboradores e entregar mensagens de forma efetiva. Para que tenha sucesso nas ações propostas e apresente o potencial estratégico da área para as lideranças, o profissional de CI precisa ir além – e é aí que....
Amanda Simpson
20/08/2024
Programa de influenciadores internos: como transformar líderes e colaboradores em multiplicadores da Comunicação Interna
Segundo pesquisa recente da Aberje, engajar as lideranças como comunicadores ainda é o maior desafio dos profissionais de Comunicação Interna. Mas isso não é tudo, a pesquisa também revelou que 49% deles buscam formas de comunicar estratégias e culturas organizacionais, enquanto 46% enfrentam obstáculos para fazer com que a comunicação alcance os públicos operacionais. Uma....
Maria Fernanda Almeida
08/08/2024
Quem é o piloto? Humanização x robotização na comunicação
“Você é um jornalista e trabalha em uma agência de comunicação como gestor. Seu trabalho envolve não apenas a operação, mas a estratégia do negócio. Sua tarefa é desenvolver um artigo de cerca de 2 mil toques sobre como a inteligência artificial pode impactar a comunicação corporativa. Seu texto deve contextualizar essa temática, tendo como....
Paulo Moura
24/07/2024
Chief Communications Officer deve focar na geração de valor para stakeholder
Os negócios estão mudando porque o mundo está mudando. Como resultado, essas mudanças estão causando uma transformação no cenário das comunicações e a função do Chief Communications Officer/CCO está se expandindo. O último relatório da Page Society – “Beyond Communication: CCO Leadership in Navigating New Complexity” – fornece insights cruciais sobre essa evolução, elucidando por....
Rodrigo Cogo
01/07/2024
Dos insights do SXSW, curadoria humana é essencial
Estar no SXSW é sempre um aprendizado constante que se perpetua para além dos dias do evento. Em 2024, as ações que mais se destacaram no evento ao nosso ver, envolvem palestras e ativações. Entre as palestras, a grande sacada foi da futurista Amy Webb, que há anos participando do evento e trazendo as tão....
Janaína Leme
12/06/2024
O ‘mal da desconfiança’ e seu impacto na Comunicação Corporativa
Afirmar que a sociedade contemporânea está imersa em uma crise de confiança não chega a ser novidade para quem se propõe a construir estratégias reputacionais diante dos mais variados públicos. O que, agora, nos propomos a refletir é sobre como as novas tecnologias (leia-se Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras) estão impactando o modo como....
Adriano Zanni
03/06/2024
Reflexões sobre o contador de histórias em empresas
Em quaisquer festivais e eventos de tendências, comunicação e marketing, uma ocorrência é certa na programação: storytelling continua em alta. Então, o post desta vez vai trazer estímulos para pensar a presença do contador de histórias no universo organizacional. Todo este foco é considerado surpreendente, tendo em vista a industrialização, a urbanização e a tecnologia....
Rodrigo Cogo
13/05/2024
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























