24 de maio de 2016
BLOG Reputação é tudo

Goiaba de grife

Depois dos vinhos, dos azeites, dos queijos... você também encontrará nos mercados a partir de agora goiabas com selo de procedência, são as goiabas de Carlópolis, do Paraná.
Goiaba ganha selo de procedência
Goiaba ganha selo de procedência

Engana-se quem pensa que “reputação” é preocupação apenas de grandes empresas. Costumo dizer que da padaria da esquina à multinacional, a reputação é imprescindível para que a empresa opere e se destaque dos concorrentes.

O noticiário de hoje traz mais um exemplo de como a reputação é usada como um elemento diferenciador. Depois dos vinhos, dos azeites, dos queijos… você também encontrará nos mercados a partir de agora goiabas com selo de procedência, são as goiabas de Carlópolis, do Paraná.

Segundo a Agência Sebrae,  o Paraná já coleciona três IG registradas e nove em análise no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Indicação de Procedência (modalidade de IG) foi concedida pelo INPI à Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), que abrange os municípios paranaenses de Carlópolis e Ribeirão Claro. Para ter a goiaba reconhecida como IG, os produtores deverão cumprir normas específicas de embalagem, rotulagem, acondicionamento e transporte, processo produtivo e segurança alimentar, além de responsabilidade social e ambiental, entre outros atributos.

“Os produtores que utilizam a IG como instrumento de diferenciação percebem diversos benefícios, como valorização do produto, aumento do turismo local, acesso a novos mercados, além da satisfação em ver seu trabalho reconhecido pelos consumidores e o ‘saber fazer’ sendo preservado”, avalia a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

É, reputação é tudo!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Consultora em Reputação Corporativa, fundadora e diretora da Makemake - A casa da Reputação no Brasil e editora da Revista da Reputação.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: