14 de maio de 2016
BLOG Reputação é tudo

Dez dicas do 16º Mix Aberje para engajamento e reputação

 

selfie-da-monalisa
Surpreenda seu público com leveza e bom humor

O público interno é o maior drive de reputação de qualquer empresa. Ele é o responsável por levar ao mundo a imagem da empresa no atendimento ao cliente, no trato com fornecedores, em reuniões externas com diversos stakeholders e, claro, no boca a boca entre os funcionários e seus círculos sociais. Por todas estas razões, a atenção ao público interno ganha cada vez mais importância e reconhecimento nos planejamentos de comunicação e de posicionamento das marcas.

Durante o 16º Mix Aberje de Comunicação Interna e Integrada, que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril de 2016 na sede da Aberje, em São Paulo, os presentes tiveram contato com diversos cases interessantes de como as marcas estão trabalhando os seus públicos internos para reforço e/ou disseminação de seus objetivos e valores estratégicos.

Listo abaixo dez dicas extraídas das diversas apresentações do Mix sobre como as marcas podem melhorar o engajamento do público interno, o que contribui diretamente na reputação da empresa. Um público bem informado e engajado tem mais recursos para representar positivamente o seu empregador.

  1. Seja criativo com a comunicação para o público interno. Nas apresentações foram exibidos um game no estilo web-série e um álbum de figurinhas que foram usados para passar informações estratégicas aos funcionários.
  2. Seja assertivo. Antes de enviar um comunicado para toda a empresa, pense se realmente tal informação precisa ser passada para todos e neste formato. Não banalize o comunicado geral.
  3. Seja relevante. Não contribua para a obesidade de informações que estamos vivendo. Há casos em que o menos é mais.
  4. Aposte na boa e velha comunicação face a face. A conversa com o outro pode indicar muita coisa que você não está sabendo. Dispa-se de preconceitos para aceitar o outro.
  5. Escute verdadeiramente o que as pessoas têm a dizer e trabalhe com base em suas necessidades.
  6. feedbacks. Mas lembre-se sempre de que o feedback deve ser contextualizado e com a intenção de melhoria das partes envolvidas. A crítica pela crítica não constrói.
  7. Entenda as razões que fazem com que os funcionários optam por trabalhar ou sair da empresa e invista para que eles tenham uma imagem positiva mesmo se estiverem lá de passagem.
  8. Respeite a diversidade e fomente a discussão de boas práticas.
  9. Quando o santo da casa não fizer milagre, chame especialistas do mercado.  Os prestadores de serviço trazem novo fôlego e novos pontos de vista para as empresas. Ninguém sabe tudo e vivemos a era da cocriação e da participação.
  10. Invista em uma cultura interna leve, respeitosa e bem humorada. A vida já está muito difícil, um bom ambiente de trabalho melhora a qualidade de vida dos funcionários e, consequente, os resultados.
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Consultora em Reputação Corporativa, fundadora e diretora da Makemake - A casa da Reputação no Brasil e editora da Revista da Reputação.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: