27 de dezembro de 2019

Conheça as 10 tendências da Internet dos Sentidos, by Ericsson Lab

Fechando mais uma década, a Ericsson lançou a 9ª edição do relatório ConsumerLab Hot Consumer Trends. A análise traz informações sobre o que os consumidores esperam para os próximos dez anos, o que nos leva até a Internet dos Sentidos.

O termo engloba nossa interação com a tecnologia envolvendo sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.

Até 2030, a previsão dos consumidores é de que as experiências multissensoriais sejam mais competitivas com as baseadas em telas. O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de early technology adopters – são chamadas assim pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração. As áreas de entretenimento imersivo e compras on-line podem impulsionar a Internet dos Sentidos. A Internet dos sentidos também estimulará o debate sobre a privacidade individual.

 

 

10 tendências de consumo para 2030

  1. Seu cérebro é a interface do usuário: 59% dos consumidores acreditam que poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual simplesmente pensando em um destino.

 

  1. Parece comigo: usando um microfone, 67% acreditam que serão capazes de captar a voz de alguém de forma realista para enganar até os membros da família.

 

  1. Qualquer sabor que você quiser: 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.

 

  1. Aroma digital: cerca de 6 em cada 10 esperam poder visitar florestas ou campos digitalmente, inclusive experimentando todos os cheiros originais desses lugares.

 

  1. Toque total: mais de 6 em 10 esperam smartphones com telas que transmitem a forma e a textura dos ícones e botões digitais que estão pressionando.

 

  1. Realidade mesclada: os mundos dos jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.

 

  1. Verificado como real –fim das “Fake News”: metade dos entrevistados afirma que os serviços de notícias que apresentam extensas verificações de fatos serão populares até 2030.

 

  1. Consumidores pós-privacidade: metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.

 

  1. Sustentabilidade conectada: serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.

 

  1. Serviços sensoriais: 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: