Conheça as 10 tendências da Internet dos Sentidos, by Ericsson Lab
Fechando mais uma década, a Ericsson lançou a 9ª edição do relatório ConsumerLab Hot Consumer Trends. A análise traz informações sobre o que os consumidores esperam para os próximos dez anos, o que nos leva até a Internet dos Sentidos.
O termo engloba nossa interação com a tecnologia envolvendo sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.
Até 2030, a previsão dos consumidores é de que as experiências multissensoriais sejam mais competitivas com as baseadas em telas. O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de early technology adopters – são chamadas assim pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração. As áreas de entretenimento imersivo e compras on-line podem impulsionar a Internet dos Sentidos. A Internet dos sentidos também estimulará o debate sobre a privacidade individual.
10 tendências de consumo para 2030
- Seu cérebro é a interface do usuário: 59% dos consumidores acreditam que poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual simplesmente pensando em um destino.
- Parece comigo: usando um microfone, 67% acreditam que serão capazes de captar a voz de alguém de forma realista para enganar até os membros da família.
- Qualquer sabor que você quiser: 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.
- Aroma digital: cerca de 6 em cada 10 esperam poder visitar florestas ou campos digitalmente, inclusive experimentando todos os cheiros originais desses lugares.
- Toque total: mais de 6 em 10 esperam smartphones com telas que transmitem a forma e a textura dos ícones e botões digitais que estão pressionando.
- Realidade mesclada: os mundos dos jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.
- Verificado como real –fim das “Fake News”: metade dos entrevistados afirma que os serviços de notícias que apresentam extensas verificações de fatos serão populares até 2030.
- Consumidores pós-privacidade: metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.
- Sustentabilidade conectada: serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.
- Serviços sensoriais: 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa