01 de abril de 2022
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

A Educação do Futuro: um olhar para sobre novas possibilidades

 

Os recomeços fazem parte da trajetória da humanidade, de como nos constituímos enquanto indivíduos, nossos sonhos e aspirações. Desde nosso nascimento, adolescência, vida adulta e posteridade, embarcamos na maior viagem terrestre, nossa vida. Feita de muitos desejos e realizações.

Nem todos temos a oportunidade de acreditar ou de experimentar as próprias aspirações, por vezes somos condicionados a viver em nossa humilde existência, desconectados de outras e maiores experiências. Por mais que queiramos e busquemos novos caminhos, eles se mostram distantes demais para que tenhamos condições de os percorrer.

Para alguns, estas condições são factíveis, para outros inviáveis. Mas sabemos que todos os recomeços são necessários, eles nos mobilizam. Passamos por tempos difíceis, mas empáticos. Olhar o outro é olhar a si por meio de lentes. Quando ampliadas, detalham um a um vidas cheias de esperanças.

É difícil mirar um jovem e explicar que certas competições não são justas. No abismo social em que vivemos, muitos iniciarão a corrida do sucesso quilômetros a frente. Quem estiver atrás, precisará batalhar triplamente. Reconhecer que, de fato, estão muito distantes, mas com foco e determinação poderão alcançar os times de elite.

É preciso agir

A transformação digital é tamanha e com tal velocidade, que estima-se que três quartos da força de trabalho mundial irá precisar aprender novas habilidades na próxima década. Com isso, fica claro que não adianta apontar dedos para as instituições de ensino, elas mesmas têm tentado acompanhar as mudanças impulsionadas pela tecnologia. As empresas que já entenderam isso estão agindo. As que não entenderam terão que correr atrás para sobreviver.

Entre tudo o que falamos, o avanço do digital, as novas formas de aprendizagem e o protagonismo do estudante estão no centro dessas mudanças. Dessa forma, para se preparar para o futuro, é indispensável estar por dentro dessas novas tendências.

Como signatários do Pacto Global da ONU, temos como missão desenvolver um futuro melhor para os nossos alunos. Educação de Qualidade, alinhado com as profissões que estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho é o que buscamos a todo o instante.

É importante compreender que o mundo passa por grandes transformações. Mais rápidas e exponenciais. A Era dos dados e da informatização superou todo e qualquer volume de informações já consumidas pela sociedade. Vivemos tempos líquidos, voláteis, incertos, complexos e ambíguos.

Exatamente o que estamos vivendo? Esta é a pergunta que mobiliza a mudança. Todos precisam compreender e ter acesso ao glossário dos tempos pós contemporâneos. Há espaço e necessidade de qualificação profissional.

Necessitamos de juventudes que compreendam cenários e esbocem hipóteses conectadas a realidades. Sejam criativos e resolvedores de problemas. Trabalhem na intermitência e sejam flexíveis para mudar sempre que o ambiente se mostrar apto a isto.

Com investimento em educação de dentro das empresas, iremos cada vez mais conseguir fechar a distância entre sermos um país competitivo mundialmente, com incentivo ao crescimento profissional, e continuarmos como uma promessa, como um potencial que não se concretiza.

Em português claro: este é um momento sem precedentes para mobilidade social, mais oportunidades e melhor equidade. Porém, não basta sonhar grande, tem que correr atrás de se requalificar alinhado às demandas do mundo em rápida e constante transformação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ana Madruga

Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Fundação Tênis

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: