PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de junho de 2024

Ball atinge meta de 100% de energia elétrica renovável no Brasil, seis anos antes da meta global

Empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio já tem a maioria de suas operações da América do Sul funcionando com energia elétrica renovável
Redação Portal Aberje
Fábrica da Ball em Itupeva também recebeu a certificação ASI
 
  • COMPARTILHAR:

A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, anuncia a conquista antecipada de sua meta ambiciosa de utilizar 100% de energia elétrica renovável em suas operações no Brasil. Esta realização ocorre seis anos antes do prazo global estabelecido para 2030, com meta intermediária de 75% até 2025, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. O país é o terceiro da América do Sul com presença da Ball a alcançar a meta, se juntando ao Paraguai e Chile.

Com metas de sustentabilidade definidas para 2030 e 2050, a Ball foi a primeira empresa do setor de embalagens a adotar uma objetivos baseados na ciência aprovada pela Science Based Target Initiative. As metas incluem a transição para energias renováveis e a melhoria da eficiência energética nos processos de fabricação, com o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2050. Nesse sentido, a empresa também tem avanços significativos, com um declínio de 42% nas emissões no Escopo 1 e 2, em comparação com a linha de base de 2017.

Em 2023, a Ball avançou significativamente em direção a essa meta ao implementar mudanças em suas instalações de embalagens para bebidas na América do Sul. A empresa otimizou o uso de ar comprimido em seus processos de fabricação, reposicionando válvulas de escape para reduzir o consumo de ar comprimido em até 60%. Esta inovação não apenas aumentou a eficiência operacional, mas também evitou o consumo anual de eletricidade superior a 6.000 MWh, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

“Atingir nossa meta de energia renovável no Brasil seis anos antes do previsto para a meta global é um marco significativo em nossa jornada sustentável. Nós prezamos pela sustentabilidade desde a escolha de nossa matéria prima, o alumínio, que representa um material verdadeiramente circular”, disse Julia Pinto, Líder de Sustentabilidade e Public Affairs da Ball para América do Sul. “Estamos trabalhando para alcançar nossas metas o quanto antes, pois, diante de um cenário de mudanças climáticas, não podemos nos dar ao luxo de esperar. A rede de energia elétrica brasileira já se destaca no cenário global, contando com 85% de geração a partir de fontes renováveis. Porém, isso não é suficiente perante o nosso compromisso de limitar o aquecimento global a 1.5ºC com relação aos níveis pré-industriais e chegar as emissões líquidas zero antes de 2050. Por isso, decidimos pela estratégia de comprar energia elétrica renovável com certificados I-REC, cobrindo 100% de nosso consumo de energia elétrica no Brasil”, completa.

Além disso, por meio de uma abordagem abrangente de Análise do Ciclo de Vida, a Ball demonstrou que a transição para eletricidade 100% renovável pode reduzir a pegada de carbono das latas de alumínio para bebidas em até 18%, dependendo da região de fabricação e do tipo de embalagem. Este compromisso com a energia renovável, a sustentabilidade e circularidade é parte integrante da estratégia da Ball, que visa impulsionar o uso eficiente dos recursos em todas as operações – e entregar na mão do consumidor um produto cada vez mais sustentável.

Emissões na cadeia de valor

Aproximadamente 93% das emissões de GEE associadas aos seus produtos vêm de sua cadeia de valor e a Ball está comprometida em colaborar com parceiros ao longo da cadeia de suprimentos para mitigar esse impacto. Nesse sentido, a empresa está empenhada em sensibilizar stakeholders quanto a importância do tema.

Em exemplos práticos, a Ball se tornou pioneira nas Américas ao obter a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre) em todas as suas unidades de operação sul-americanas. O reconhecimento envolve a garantia de cumprimento com princípios ambientais, sociais e de governança, além de padrões de produção e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia do alumínio.

O principal progresso que a obtenção da Certificação ASI representa em relação às metas sustentáveis traçadas pela empresa para 2030 é a compra de metal proveniente de fontes responsáveis e sustentáveis para a produção de latas. Todos os fornecedores da Ball já são membros ASI e caminham para obtenção da certificação nos próximos anos. O trabalho conjunto com fornecedores e clientes já deu resultados práticos – em 2023, a Cervejaria Masterpiece, empreendimento carioca, junto com a Ball, lançou a primeira lata do mundo com o logo ASI. Com isso, todas as latas de bebida da cervejaria são certificadas e os consumidores da Masterpiece já podem usufruir de um produto em que a embalagem segue padrões rígidos de ESG em toda a cadeia.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.