PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de agosto de 2018

Associações globais de comunicação saem em defesa da liberdade de imprensa; a Aberje é signatária

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Aberje, como membro da Global Alliance for Public Relations and Communications Management, aderiu à declaração emitida pela PRSA (Public Relations Society of America) e assinada por importantes entidades representativas do setor de comunicação corporativa – como o IPR (Institute for Public Relations), IABC (International Association of Business Communicators) e a própria Global Alliance. O texto defende em nível global a liberdade de imprensa e constata que toda a indústria da comunicação depende de uma imprensa livre.

Tal declaração reforça e expande o movimento iniciado na última quinta-feira (16), quando mais de 300 jornais nos Estados Unidos publicaram editoriais em prol da liberdade de imprensa. A ação, liderada pelo jornal The Boston Globe e apoiada por outros periódicos influentes, como o The New York Times, foi uma resposta às frequentes críticas feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump aos veículos de comunicação do país.

“No âmbito das relações públicas e da comunicação pública, a Aberje advoga uma Comunicação mais republicana, que passa pelo fortalecimento de nossas instituições”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP. “É incompatível com a democracia qualquer ataque à liberdade de imprensa. Damos respaldo, aqui no Brasil, ao movimento iniciado pelas entidades irmãs. Os desafios do ano eleitoral, de polarização e de disseminação de fake news exigirá cada vez mais imprensa, e não menos”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.

Nota publicada no portal The Holmes Report

Leia o comunicado na íntegra:

“Sendo a opinião do povo a base de nossos governos, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último”.                

Thomas Jefferson

Sempre muito citada, esta frase transmite a importância fundamental da imprensa livre hoje, apesar de seus desdobramentos gerados com a invenção das mídias eletrônica, digital e social. A expressão dramática de um líder de governo que foi duramente criticado pela mídia de seu tempo ressalta que um posicionamento pela imprensa livre transcende política, geografias ou outras relações.

Hoje nos juntamos aos nossos colegas da imprensa para afirmar com orgulho que o Quarto Poder é um mecanismo vital da democracia. Sem ele, e sem a liberdade irrestrita de pensamento e expressão, a tomada de decisões consciente não é possível e as liberdades individuais padecem.

Como organizações dedicadas aos profissionais de diferentes setores na área da comunicação, dependemos de uma imprensa livre, e confiamos nela ao falar de forma honesta e sem temor em nosso nome, nossas organizações, nossos clientes e causas. Uma imprensa livre dá aos cidadãos acesso às informações e opiniões para que eles façam seus próprios julgamentos.

Declaramos nosso apoio aos jornalistas e profissionais de comunicação que lutam bravamente pela verdade, trazem os fatos à tona e fazem governo, empresas e outras instituições responsáveis por seus atos.

The American Advertising Federation, www.aaf.org
The Arthur W. Page Center for Integrity in Public Communication, https://bellisario.psu.edu/page-center
The Arthur W. Page Society, www.awpagesociety.com
The Commission on Public Relations Education, www.commissionpred.org
The Global Alliance for Public Relations and Communications Management, www.globalalliancepr.org
The Institute for Public Relations, www.instituteforpr.org
The International Association of Business Communicators, www.iabc.com
The PR Council, www.prcouncil.net
The Public Relations Society of America, www.prsa.org

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.