Artigo sobre rito de velório virtual é publicado em periódico Qualis A1 com co-autoria do Prof. Paulo Nassar

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, é coautor do artigo “Prática de memorialização virtual no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil: rito do velório online”, publicado na “Ciência & Saúde Coletiva – Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva” (Abrasco), periódico de categoria Qualis A1. O artigo também está disponível em inglês.
O trabalho, de caráter qualitativo e exploratório, tem autoria de Lucidalva Costa de Freitas e coautoria de Paulo Nassar, Luiz Alberto de Farias, Maria Helena Morgani de Almeida e Marina Picazzio Perez Batista. Os pesquisadores fazem parte da ECA-USP, da Faculdade de Medicina da USP e da UFPA. Paulo contribuiu para o artigo com sua pesquisa nos campos da Antropologia e da Comunicação, desenvolvida em parceria com o professor Luiz Alberto de Farias, no contexto da disciplina “Memórias Rituais, Narrativas da Experiência” do Programa de Mestrado e Doutorado da ECA-USP, desde 2006.
A publicação em um periódico de referência consolida a contribuição de profissionais da Comunicação em debates interdisciplinares sobre temas de interesse público.
O estudo analisou matérias jornalísticas publicadas entre março de 2020 e julho de 2021 que abordaram a realização de velórios virtuais no Brasil. Os pesquisadores identificaram transformações significativas no rito do velar, que foi adaptado às medidas de distanciamento social e restrições sanitárias. Entre as mudanças observadas, destacam-se a forma de transmissão, a participação de diferentes sujeitos, a reconfiguração de aspectos de tempo e espaço e a incorporação de elementos simbólicos personalizados, que evidenciaram o protagonismo dos enlutados na construção do rito.
Sobre a Revista Ciência & Saúde Coletiva
A revista Ciência & Saúde Coletiva é editada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar indivíduos e instituições de ensino de graduação e pós-graduação de saúde coletiva e fortalecer a comunidade técnico-científica da Saúde Coletiva, ampliando seu diálogo com o os serviços e a gestão do SUS, instituições governamentais, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.
Hoje, a Ciência & Saúde Coletiva está classificada com a categoria A1 no Qualis/Capes, com Fator de Impacto atual de 1,7. Por cinco anos consecutivos, se mantém no 1º lugar no ranking do Google Acadêmico (Google Scholar em inglês) dentre todos os periódicos científicos brasileiros de qualquer área.
Criada em 1996, a revista publica mensalmente artigos, ensaios, debates e resenhas que abordam temas ligados à saúde pública, medicina e áreas correlatas, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais. Disponível em português e inglês na base SciELO, o periódico tem ampliado sua relevância acadêmica e científica, sendo hoje referência para estudos interdisciplinares sobre questões de saúde e sociedade.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































