PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de maio de 2023

ArcelorMittal renova patrocínio à Stock Car no Brasil

A companhia é o aço oficial da competição, apoia dois pilotos e é responsável pelo troféu do campeão. Para a temporada 2024, todos os carros da categoria contarão com aço da empresa
Assessoria de Imprensa Aberje
Créditos - Divulgação ArcelorMittal
 
  • COMPARTILHAR:

Pelo segundo ano consecutivo, a ArcelorMittal será a patrocinadora da principal competição do automobilismo nacional, a Stock Car Pro Series. O acordo, via Lei de Incentivo ao Esporte Federal, é parte da estratégia da empresa de divulgar a importância da presença do aço na vida das pessoas, incluindo o campo do esporte.

No próximo final de semana (20 e 21.05), Stock Car Pro Series volta a Tarumã (RS), para a terceira etapa da temporada 2023 após passagens por Goiânia (GO) e Interlagos (SP). A cidade sediou a primeira prova da história do campeonato, em 1979.

Neste ano, outra novidade – na parceria com a ArcelorMittal – é o patrocínio ao campeão da Stock Car Pro Series de 2021, Gabriel Casagrande (atual campeão da Stock Car). Ele é um dos grandes nomes da temporada passada, em que liderou a disputa do título até a última etapa, alcançando o 3º lugar geral. Já o piloto capixaba Hugo Cibien recebe apoio da empresa, via projeto Capixaba na Stock Car, na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Espírito Santo.

O troféu Stock Car da competição também é um oferecimento da ArcelorMittal. Todo produzido em aço, ele foi idealizado pela produtora de aço e a Vicar, plataforma de negócios promotora da Stock Car Pro, junto com a artista capixaba, Ana Paula Castro. A taça foi entregue ao vencedor de 2022, Rubinho Barrichello, e ainda ganhou uma segunda versão, maior e com os nomes de todos os campeões da categoria.

Na temporada de 2024, todos os carros da categoria contarão com aço produzido pela ArcelorMittal. A consolidação da parceria entre a ArcelorMittal e a Vicar, plataforma de negócios promotora da Stock Car Pro – têm em comum os valores da Sustentabilidade, Segurança e Tecnologia.

Para o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Silva, o automobilismo envolve valores como dedicação, esforço, foco, segurança e inovação, que também estão associados e alinhados ao dia a dia da empresa.  “A parceria com a Stock Car está em linha com um dos principais objetivos do grupo ArcelorMittal,  pioneiro no setor ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050”, afirma.

O executivo acredita que esta premissa também vem sendo buscada pela indústria automotiva global, por meio da descarbonização em todo o ciclo de vida dos veículos, desde a produção do aço até a reciclagem. “O aço da ArcelorMittal já está sendo utilizado nos carros da competição, por exemplo, na barra de direção, que é aplicado pela Viemar, um dos nossos clientes”, completa Silva.

Mais aço ArcelorMittal nos carros da stock car

Nos 70 novos carros da temporada 2024, o aço da ArcelorMittal será utilizado no roll cage (gaiola de proteção dos pilotos, também conhecido como “Santo Antônio”) e em outras peças que estão em desenvolvimento. O projeto do novo carro traz inovações na área de segurança e sustentabilidade, com a empresa aplicando toda sua expertise no desenvolvimento e uso de aços de alta resistência, que tragam vantagens em relação ao convencional, resultando em carros mais leves, com menor consumo de combustível e, assim, mais sustentáveis.

A solução apresentada pela companhia é altamente resistente para tornar mais seguro o veículo. A nova aplicação, que contou com tubos manufaturados pela Tuper – empresa também parceira no projeto –, demanda menor gasto de combustível, sendo mais sustentáveis e seguros para os pilotos.

As mudanças no processo de produção do aço fornecido à Stock Car fazem parte de projetos que já haviam sido implementados pelo grupo ArcelorMittal e que ganharam força com a parceria. É o caso, por exemplo, do “S-in motion”, iniciativa da companhia que visa utilizar aços avançados de alta resistência e de estampagem a quente (Família Usibor®) para reduzir o peso e aumentar a segurança em caso de colisão dos veículos de combustão interna, híbridos e elétricos.

A parceria com a Stock Car também está alinhada a outra iniciativa da empresa lançada em 2021: o “XCarb ®”. Trata-se de um programa voltado a atender às expectativas do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e que, dentre outros objetivos, busca intensificar a reciclagem de sucata proveniente do processo de produção dos veículos, além de reduzir a emissão de CO2 na produção do aço a partir da otimização de processos e desenvolvimento de novas técnicas.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.