PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de junho de 2024

Afya é a mais nova associada da Aberje

Maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil inaugura área dedicada à Relações Públicas sob liderança da jornalista Daniela Bertocchi
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A jornalista Daniela Bertocchi, com passagens por Nubank, Alice e 99, ingressou na Afya no final de 2023 para liderar a Diretoria de Comunicação da empresa, setor considerado estratégico para a construção da reputação da marca. A área, que reporta à Vice-Presidência de Marketing e Sustentabilidade, liderada por Stella Brant, engloba Relações Públicas, Assuntos Públicos (Public Affairs) e Comunicação Institucional.

Bertocchi destaca que a IA já é uma realidade nas práticas de comunicação e relações públicas da empresa, melhorando a eficiência e oferecendo insights mais profundos sobre tópicos diversos, complementando o discernimento humano. No entanto, ela observa que a gestão da reputação e das crises apresenta desafios. “A IA contribui para a identificação precoce de crises e auxilia na elaboração de estratégias de resposta. Porém, também pode ser a fonte de problemas, através de deep fakes e disseminação de notícias falsas, distorcendo a verdade e manipulando percepções públicas”, esclarece.

Para a jornalista, os profissionais de comunicação atualmente se beneficiam de recursos que automatizam e aprimoram tanto a escrita quanto a edição de conteúdos. “Essas ferramentas otimizam a elaboração de  press releases, comunicados de imprensa e a distribuição de postagens em mídias sociais, adaptando-as de forma personalizada e em grande escala. Ferramentas de análise de audiência baseadas em IA aprofundam a compreensão das demografias e realizam análises de sentimentos, além de promoverem a aplicação de análises preditivas.”

“Hoje, o papel dos comunicadores torna-se mais crítico do que nunca, evidenciando sua relevância incontestável no cenário atual. Empresas que valorizam sua reputação não podem prescindir desses profissionais. A comunicação corporativa é essencial para preservar a reputação e utilizar a tecnologia de forma ética na era da desinformação, policrises e polarização de opiniões, construindo diálogos e relacionamentos sólidos e transparentes”, conclui.

Transformando a saúde com os médicos

Afya é hoje o maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil e única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira. Para se ter uma ideia,1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina hoje utilizam pelo menos uma solução da Afya no país.

O grupo reúne 32 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelas 5 regiões do país, sendo 30 delas com cursos de medicina, e 16 unidades de pós-graduação médica. Atualmente, são 3.203  vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Com o médico no centro do negócio,  o grupo é pioneiro na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. Todos os meses, mais de 300 mil profissionais e estudantes de medicina do país utilizam pelo menos uma solução do portfólio da Afya, que inclui Afya Whitebook, solução de apoio à decisão clínica; Afya iClinic, ferramenta para gestão de clínicas e consultórios, que inclui plataforma para telemedicina e prescrição eletrônica; Afya Papers, curso preparatório para prova de título, entre outros.

A Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em 2019, e, neste ano, foi reconhecida pela Revista TIME como a terceira EdTech mais influente do mundo. O jornal Valor Econômico também reconheceu a Afya como a empresa de educação mais inovadora do Brasil, no prêmio “Valor Inovação” (2023), como melhor empresa de educação no “Valor 1000” (2023) e Virgílio Gibbon, CEO da Afya, como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.