Abracom lança e-book gratuito com insights do terceiro Fórum da entidade

A Abracom, Associação Brasileira das Agências de Comunicação, lançou o e-book “A Sustentabilidade do Setor de Comunicação – Desafios e oportunidades para um mercado em transformação”, um livro digital e gratuito que convida os profissionais de comunicação a refletir sobre os desafios e oportunidades para um mercado em transformação, explorando suas fragilidades e potencialidades. O material é baseado na primeira matriz de materialidade da comunicação corporativa no Brasil e aborda 20 macrotemas ESG.
Disponível no site da Abracom, o e-book traz uma linguagem acessível, design criativo e uma abordagem prática que resulta de um compilado do fórum. A obra aborda questões como diversidade, equidade e inclusão; inovação e tecnologia; privacidade e segurança de dados; e mudanças climáticas, entre outros tópicos que se complementam e se associam aos impactos que a informação gera na sociedade, provocando mudanças no comportamento.
O conteúdo do e-book foi organizado por Cláudia Zanuso, secretária geral da Abracom e sócia da Duecom Comunicação; e Luciana Tardioli, curadora do fórum e fundadora do Território Criativo. Para Fábio Santos, presidente da Abracom, o e-book “traz os fatores mais importantes que impactam no nosso mercado, no de nossos clientes e parceiros, além de ajudar o setor a se organizar, se fortalecer e construir relações éticas e sustentáveis em toda a cadeia”.
De acordo com Santos, o livro conta com contribuições relevantes de profissionais renomados do mercado de comunicação que participaram do 30 fórum, tais como Rodrigo Pinotti, CEO da InPress; Pamela Vaiano, diretora de Comunicação do Itaú Unibanco; Guilherme Ravache, colunista do Valor Econômico; Ana Lúcia de Melo Custódio, diretora do Instituto Ethos; Danilo Maeda, diretor de ESG no Grupo FSB; Ana Luísa Nogueira, gerente de novos negócios e especialista em inteligência de mídia da LexisNexis; Juliana Oliveira, fundadora e diretora da Oliver Press; Rosa Vanzella (Burson) e Gisele Lorenzetti (LVBA).
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































